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Como delegar tarefas e preparar o time para desafios futuros?

Saber como delegar tarefas significa otimizar a produtividade e melhorar os resultados da empresa. Portanto, veja 11 passos para ser mais assertivo.

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
20/05/2018

Contar com pessoas capacitadas e de confiança é uma necessidade imperiosa para um gestor de equipes.

Porém, mesmo que se tenha uma equipe extremamente competente, nada disso terá valor se o próprio líder não souber como delegar tarefas corretamente.

Apesar deste ser apenas um dos desafios da liderança, delegar bem é uma habilidade essencial que nem sempre é aprendida através da experiência, ou manuais, ou mesmo cursos.

E, infelizmente, esta é uma habilidade pouco comum. De acordo com o professor John Hunt, da London Business School, apenas 30% dos gestores acreditam que delegam bem. Você faz parte desta estatística?

Muitas vezes a falta de capacidade em delegar tarefas reside no medo (medo de falhar, medo de provar que não é capaz de realizar tal tarefa, medo de que um dos funcionários se mostre melhor em uma certa área do que o próprio líder, dentre outros exemplos), e isso precisa ser combatido.

Pare pra pensar: será que a sua dificuldade em delegar tarefas pode estar impedindo o negócio de crescer?

 

a importância de delegar tarefas

 

A importância de saber como delegar tarefas hoje, pensando no futuro

 

Delegar tarefas de maneira assertiva significa otimizar a produtividade e melhorar os resultados da empresa. Este é o principal ponto.

Além disso, ter essa habilidade desenvolvida aproxima o líder de uma realidade em que a equipe tenha mais autonomia.

Pense bem: em um cenário ideal, um bom gestor é aquele que consegue desenvolver uma equipe que funcione praticamente sem a necessidade de um líder para pôr a mão na massa – podendo, assim, se dedicar a tarefas mais específicas e exclusivas à gestão.

E mais ainda: delegar tarefas demonstra que o líder confia e acredita em seu time, pois lhe dá a oportunidade de aprender novas habilidades, crescer profissionalmente e se qualificar.

Sendo assim, podemos afirmar com toda certeza que delegar tarefas corretamente é uma maneira de preparar todo o time para qualquer desafio futuro dentro da empresa, pois permite que todos estejam em constante crescimento e aprendizado.

Então, não há desculpas para deixar de desenvolver essa habilidade.

Vamos às dicas que ajudarão você a delegar de maneira mais assertiva:

 

11 passos para delegar tarefas e preparar o time para vencer desafios

 

1) Entenda que você não pode fazer tudo sozinho

A centralização de tarefas é o principal inimigo da gestão de equipes.

Assumir as tarefas que delegou ou centralizar tarefas torna o líder um profissional sobrecarregado, desmotivado, e que acaba gerando menos resultados positivos do que gostaria.

Por isso, o primeiro passo é aceitar que você não precisa fazer tudo sozinho.

 

2) Enxergue o potencial de crescimento de cada colaborador

Isso significa que você deve tratar o colaborador como você gostaria que ele fosse no futuro, e não como ele é hoje (em relação ao seu cargo, conhecimentos, habilidades e etc).

Por exemplo, se há um estagiário em sua equipe, experimente enxergá-lo como um futuro coordenador e provoque-o para que ele realize atividades de coordenação de área com o seu auxílio e supervisão. Compartilhe sua experiência, fale com ele sobre estratégia, mas ofereça o suporte necessário para que ele possa se desenvolver.

 

3) Conheça cada perfil dentro da equipe

Entenda o que motiva cada perfil, conheça os pontos fortes e fracos de cada um, quais são suas capacitações técnicas, e observe como se saíram ao desempenharem suas tarefas.

Tudo isso exige empatia e observação.

Um líder precisa estar atento e conhecer efetivamente a sua equipe.

 

4) Crie oportunidades para que todo colaborador se desenvolva

Estimular o desenvolvimento profissional da equipe é também uma responsabilidade do gestor.

Isso pode ser feito através da realização de treinamentos, workshops e palestras, tanto técnicos quanto motivacionais.

Dessa maneira, a equipe se mantém atualizada e preparada para vencer os desafios do dia a dia de trabalho.

 

>> Leia também: Mitos e verdades sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas

 

5) Estabeleça e cobre prazos

A importância dos prazos na hora de delegar tarefas é inegável.

Mas, não basta apenas estabelecê-los e cobrá-los, é preciso que os prazos sejam coerentes e possíveis de serem cumpridos.

 

6) Mantenha-se atualizado sobre o andamento das tarefas designadas

Informe à equipe sobre a necessidade de relatórios de follow-up, quais informações serão necessárias para acompanhamento, e também com que periodicidade isso deve acontecer.

 

7) Não se baseie apenas na autoridade para delegar tarefas

Delegar tarefas não é apenas transferir responsabilidades, ou mandar outra pessoa fazer alguma coisa por você.

Delegar envolve dividir. Para isso, é preciso que haja uma via de mão dupla na comunicação entre liderança e liderado.

Crie um canal aberto para que a comunicação interna seja clara e direta, estimulando a confiança mútua.

 

8) Não delegue apenas quando você mesmo não conseguir realizar a tarefa

Ou seja, não delegue uma tarefa apenas por não ter tido tempo hábil para realizá-la, ou apenas porque você não gosta ou não quer realizá-la.

É claro que o líder pode (e deve) delegar as tarefas em que não é muito bom, mas o ponto destacado aqui é que não se deve delegar APENAS as tarefas “ruins”, “difíceis” ou “menos interessantes”.

 

9) Não se esqueça de dar feedbacks

A forma mais eficaz de preparar a equipe para os desafios futuros é corrigindo erros e reforçando ações e atitudes positivas. Para isso, o feedback é a melhor ferramenta.

 

>> Leia também: Como dar feedbacks? Com empatia!

 

10) Não espere que uma tarefa delegada seja executada da mesma maneira que você executaria

Entender que cada colaborador é uma pessoa única também significa entender que a forma como ele executa uma tarefa pode ser diferente da sua, e isso não é necessariamente ruim.

Delegar inclui colocar metas e cobrar resultados, mas nunca exigir que uma pessoa solucione um problema da mesma maneira que você solucionaria.

 

11) Transmita confiança

Garantindo oportunidades para que seus colaboradores se desenvolvam, acompanhando seu crescimento e os resultados do trabalho, o líder deve passar para a equipe sua confiança no desempenho positivo dela.

Tudo bem se você optar por ir delegando tarefas aos poucos e aumentar gradativamente o nível de importância delas. Basta se lembrar de deixar que a confiança se intensifique e seja transmitida.

 

Anotou todas as dicas? Então, coloque-as em prática a partir de agora!

Nunca é tarde para mudar os rumos da gestão em busca de mais resultados – e uma boa maneira de fazer isso é mantendo-se atualizado, ou realizando um treinamento específico de gestão, voltado para aprimorar suas capacidades e fornecer novos insights técnicos.

Nesse caso, a Redesign Consultoria pode te ajudar. Mande uma mensagem e venha bater um papo com a gente!

Aproveite e fique ligado em outros artigos voltados para gestores e líderes em nosso blog. 🙂