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Como dar um feedback eficiente? Com empatia!

Neste artigo compartilhamos os segredos que ajudarão você a saber como dar um feedback mais assertivo, seja ele positivo ou negativo. Confira!

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
03/03/2018

Saber como dar um feedback às vezes é tão ou mais difícil do que saber como receber um deles.

Por estarmos imersos em uma rotina tão corrida e estressante, ouvir uma crítica mais dura pode ser encarado como a gota d’água que faltava para fazer o balde transbordar. Por isso, ouvimos muitos gestores preocupados em saber COMO o feedback pode ser dado por uma liderança que muitas vezes se encontra tão estressada quanto seus subordinados.

Em primeiro lugar, saiba que esse receio não deve ser impeditivo para incluir os feedbacks na cultura da sua empresa. Existem, sim, maneiras de fazer com que um feedback seja eficiente, e não um “tiro pela culatra”.

Um feedback não é (ou pelo menos não deve ser) sinônimo de bronca, queixa, conselho ou lição de moral. Ele deve ser encarado como uma mensagem clara, que oferece possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador. Por esse motivo, é uma prática de grande importância para a empresa como um todo.

O principal objetivo de um feedback é tornar a convivência entre as pessoas mais fácil, apontando comportamentos impróprios que precisam ser corrigidos, e reforçando ações positivas que devam ser estimuladas.

Por isso, vamos compartilhar neste artigo os segredos para que você seja capaz de dar feedbacks mais eficientes. Quer saber como? Então, continue lendo!

 

feedback

 

O papel do feedback na gestão de equipes

 

O principal ponto para manter uma equipe unida, motivada e engajada é estabelecer uma comunicação transparente entre líderes e colaboradores. Sendo assim, os feedbacks se apresentam como uma ferramenta valiosa para colher os melhores resultados.

Saber como dar feedbacks é apenas um dos desafios da gestão de equipes. Seu papel é fundamental, pois o colaborador precisa ter conhecimento sobre quais são os pontos que precisam ser aprimorados, e quais são os pontos positivos do seu trabalho.

Para que ele seja melhor assimilado, é preciso deixar de lado a visão de que um feedback é algo necessariamente ruim. Como dissemos, os feedbacks negativos são uma oportunidade de desenvolvimento, um verdadeiro trampolim para alavancar a conduta e produtividade de um indivíduo dentro da empresa – e essa é a ideia que deve ser transmitida a todos.

É importante adotar modelos, processos e ferramentas que colaborem com a criação de uma cultura de feedback, possibilitando que as pessoas sejam cada vez mais protagonistas de sua história dentro da empresa, e que consigam acompanhar a sua performance.

Ou seja: dar feedbacks não deve ser algo pontual, mas sim uma parte da rotina e da cultura organizacional. Cabe aos líderes responsáveis pela gestão de equipes adotarem essa postura.

 

Antes de pensar em como dar um feedback…

 

… prepare um pequeno roteiro com o que deverá ser abordado na conversa.

Uma dica simples (e eficiente) para ajudar você a dar o seu recado na hora de passar qualquer tipo de feedback, é submeter a sua mensagem ao crivo de três peneiras: a verdade, a bondade e a necessidade.

Na prática, você deve se perguntar:

a) Esse feedback é verdadeiro? Tenho evidências para comprovar o fato?
b) Receber essa mensagem será bom para o desenvolvimento de quem escuta?
c) Esse feedback vai agregar à pessoa e à empresa? Ele é realmente necessário?

Se sua resposta for positiva para todas essas perguntas, então, vale a pena passar o feedback.

 

O papel da inteligência emocional e empatia na hora de dar feedbacks

 

Ter o domínio sobre sua inteligência emocional é algo extremamente importante para ser bem sucedido na tarefa de dar feedbacks.

A verdade é que todos os dias somos confrontados com novos desafios em nossas relações pessoais e corporativas. Por isso, a inteligência emocional é algo a ser trabalhado constantemente, não importando o cargo ocupado por você dentro da empresa.

A inteligência emocional pode ser definida como o modo como gerenciamos as emoções (tanto as nossas como as dos outros). Mais resumidamente, trata-se de saber reconhecer e lidar com os sentimentos e emoções, visando o desenvolvimento pessoal e profissional. E esse conceito está intimamente ligado à empatia.

A empatia é a melhor aliada na hora de planejar como dar um feedback. Empatia significa saber se colocar no lugar do outro, promover uma troca de experiências que facilitem o engajamento e inspiração.

No caso do feedback, a questão é simples: lembre-se que seus colaboradores são seres humanos. Todos possuem falhas e qualidades, diferenças e particularidades que podem somar à equipe. Criar vínculos, além de meios para favorecer o diálogo e escutar a opinião de todos os membros da equipe é algo essencial.

O feedback nunca é uma queda de braço. Sempre há dois lados. Por isso, ao pensar em como dar um feedback, procure pensar também em como oferecer suporte para ajudar o indivíduo a se desenvolver, ou como estimulá-lo a permanecer realizando um bom trabalho. Procure entender seus sentimentos, ideias e aspirações.

A relação entre líder e colaborador não deve ser baseada apenas em cobrança, sem nenhum suporte. Por isso, dar o melhor feedback exige altas doses de empatia.

 

Nunca é tarde para mudar a conduta da sua empresa

 

Se, hoje, a rotina de dar feedbacks não faz parte da cultura de sua empresa, saiba que nunca é tarde para fazer diferente.

Em um ambiente corporativo onde a comunicação é transparente e todos se sentem responsáveis pelo desenvolvimento uns dos outros, o movimento é de evolução constante. Por isso, não abra mão desse valioso recurso.

Sabemos que nem sempre é uma tarefa simples implementar uma nova postura, ou mesmo aprender como dar um feedback com mais empatia e assertividade, principalmente quanto a empresa está mergulhada em um sentimento geral de estagnação e insatisfação com os resultados. Porém, é possível mudar essa realidade.

A consultoria de transformação é uma excelente opção para empresas que desejam renovar completamente o seu negócio, desde as bases do seu DNA até a otimização de processos internos.

Portanto, se você quer saber mais sobre como essa consultoria pode agir em conjunto com sua empresa, por que não envia uma mensagem?

Para conhecer mais dicas para inovar e alavancar o seu negócio, veja mais artigos em nosso blog.