Blog

Aprenda a vencer os 9 desafios da liderança nos dias de hoje

Precisando de dicas de gestão de pessoas? Separamos neste artigo os 9 principais desafios da liderança contemporânea e ajudamos você a superá-los!

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
14/04/2018

Apesar das diferenças que marcam os diversos tipos de líderes, uma coisa é comum a todos eles: os desafios da liderança.

Não importa se você é um líder nato ou se precisou se dedicar para desenvolver suas habilidades de gestão: sabemos que os desafios da liderança fazem parte do seu dia a dia.

Talvez você possa pensar que isso é assim “desde que o mundo é mundo”, e que a liderança sempre vem acompanhada de obstáculos, erros e acertos. “É assim mesmo.”

Mas, você já se perguntou se os desafios que você enfrenta hoje são os mesmos de 20, 30 ou 40 anos atrás?

A verdade é que a dinamicidade do mercado tem exigido cada vez mais dos líderes.

Em tempos de mudanças tecnológicas tão substanciais, do ingresso de uma geração de trabalhadores com novos conceitos e ambições, tudo isto acompanhado de um cenário de incertezas políticas e sociais no mundo todo, a tarefa de ser líder se torna algo cada vez mais difícil.

Hoje, um chefe distante, que se sustenta apenas em sua autoridade, está fadado ao fracasso.

Já há um entendimento comum de que, para liderar uma equipe, é preciso mais do que descrever as atividades e cobrar pelos resultados do time – é preciso entender de pessoas e como funciona o ser humano.

 

>> Leia também: Como liderar uma equipe que veste a camisa

 

Liderar uma equipe, mais do que nunca, se resume a fazer com que os funcionários deixem de ser números e passem a se tornar células de um organismo muito maior, conscientes de seu papel e engajados em causas que eles acreditam!

Mas, como fazer isso??

Certamente não é algo simples, que possa ser resolvido com um manual.

Contudo, para ajudar a orientar sua busca por essa resposta, separamos os 9 principais desafios da liderança contemporânea que coletamos em nossa experiência de mercado.

Continue lendo, e veja como reconhecê-los e superá-los!

 

peças de xadrez

 

Os 9 desafios da liderança (e como superá-los)

 

Desafio 1 – Facilitar o acesso à informação

Sabemos que a comunicação interna é um desafio para muitas empresas, mas seu papel é fundamental para que haja um fluxo corrente de troca de informações entre líderes e colaboradores.

Manter a equipe atualizada, informada, e envolver a participação dela na escolha das diretrizes de gestão aumenta o sentimento de integração e união.

Por isso sempre dizemos que o principal ponto para manter uma equipe unida, motivada e engajada é estabelecer uma comunicação transparente entre líderes e colaboradores.

Foco na comunicação interna!

 

>> Leia também: O que você precisa para melhorar a comunicação interna da empresa

 

Desafio 2 – Entender que o desenvolvimento da equipe é sua responsabilidade

Alguns gestores sentem medo de desenvolver a equipe, pois acreditam que poderão perder o seu posto de liderança para outro funcionário a partir do momento em que oferecem ferramentas para o desenvolvimento pessoal dos membros…

Esse pensamento é completamente errado e nocivo!

Tenha sempre em mente o seguinte: fazer com que a equipe cresça e se desenvolva nada mais é do que desenvolver-se enquanto líder também.

Por isso, não basta apenas correr atrás das próprias qualificações – é preciso buscar maneiras de treinar e desenvolver a equipe através de workshops, treinamentos e palestras.

 

>> Leia também: Mitos e verdades sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas

 

Desafio 3 – Compreender o que motiva cada perfil

Um bom líder deve ser capaz de compreender que cada colaborador se sente motivado por motivos diferentes. Afinal, cada pessoa tem o seu perfil, e é estimulada por diferentes fatores.

Saber quais são os objetivos pessoais de cada membro da equipe, e questionar-se se aquele negócio ou função é realmente o melhor para que ele possa se desenvolver são os principais pontos para ajudar a superar este desafio da liderança.

Por isso, o mais importante para os líderes é se conhecerem, e serem capazes de conhecer os outros, com empatia.

Somente assim serão capazes de construir um ambiente corporativo que tenha espaço para a inovação e motivação!

 

Desafio 4 – Dar feedbacks

Os feedbacks são uma ferramenta valiosa para colher melhores resultados da equipe.

Isso porque, através deles, o colaborador é capaz de conhecer quais são os pontos que precisam ser aprimorados, e quais são os pontos positivos do seu trabalho e conduta.

Não existe uma “receita pronta” para ajudar o líder a dar um feedback mais assertivo, mas, o segredo é sempre buscar coerência e a empatia (se colocar no lugar do outro).

O mais importante para vencer este desafio é fazer com que os feedbacks façam parte da cultura organizacional, deixando de ser algo esporádico e efetivamente tornando-se parte da rotina da empresa.

É responsabilidade dos líderes adotarem essa postura.

 

>> Leia também: Como dar feedbacks? Com empatia!

 

Desafio 5 – Ter coerência entre o que fala e o que pratica

Pode parecer algo simples, mas ter coerência facilita a criação de vínculos com sua equipe e reforça o papel do líder enquanto exemplo a ser seguido.

Por isso, busque ser sempre transparente e estabeleça uma relação de confiança com seus colaboradores.

 

Desafio 6 – Saber o que a equipe espera de você enquanto líder

É muito provável que sua equipe espere que você faça mais do que delegar funções e controlar o desempenho.

Pergunte-se: o que minha equipe mais precisa? Capacitação técnica? Mais desafios? Mais reuniões? Mais feedbacks? Mais integração? Entender melhor a missão da empresa? E eu estou fazendo o possível para atender todas as demandas da minha equipe?

Crie um canal livre para ouvir seus colaboradores, e faça o possível para atender e ir além de suas necessidades.

 

Desafio 7 – Não acabar assumindo as tarefas que delegou

Este é um dos desafios da liderança mais recorrentes no dia a dia de médias e pequenas empresas.

A maior consequência de executar as tarefas delegadas à equipe é ficar sobrecarregado, sem tempo para executar outras funções exclusivas da liderança, e acabar sendo absorvido por uma rotina de trabalho massacrante.

É uma verdadeira bola de neve…

Além disso, assumir as tarefas dos subordinados acaba impedindo que eles mesmos se desenvolvam!

Portanto, ao invés de tomar o peso para si, procure ajudar, estar presente no dia a dia dos colaboradores e oferecer orientação para que cada um execute da melhor maneira suas próprias tarefas.

 

Desafio 8 – Não se impor pelo poder

Um chefe autoritário e arbitrário é um inimigo da inovação, mesmo que inconscientemente.

Para que as pessoas possam ser mais criativas, trazer e testar novas ideias, o líder não pode desestimular a iniciativa ou punir o erro (afinal, o erro deve ser entendido como um elemento de aprendizagem).

O líder deve inspirar, estimular, e envolver os indivíduos para que eles possam se engajar e “vestir a camisa” da empresa. E isso não se consegue usando o cargo de chefia para se impor.

 

Desafio 9 – Reconhecer quando precisa de ajuda

Sabemos existem muitos outros desafios da liderança, e alguns deles são tão particulares que jamais poderiam ser listados em um artigo no nosso blog.

Por isso, nossa última recomendação é a seguinte: busque orientação quando precisar melhorar qualquer aspecto da sua liderança (seja através de cursos ou capacitações), ou mesmo quando precisar alcançar mais resultados junto com sua equipe!

Uma empresa de consultoria empresarial poderá ajudar você a encontrar novos insights, desafiar a estagnação de resultados e até mesmo ajudar na busca de soluções criativas para alavancar não só sua equipe, mas toda a empresa.

Portanto, sempre que precisar, conte com a expertise de um consultor.

 

Gostou das nossas dicas? Se sente mais preparado para vencer os desafios da liderança?

Então, aqui vai uma última dica: você pode ler outros artigos direcionados para líderes e gestores clicando aqui. Continue navegando pelo nosso blog! 🙂