Blog

Mitos e verdades sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas

Descubra por que o treinamento e desenvolvimento de pessoas é fundamental para qualquer empresa, e quais são os principais mitos sobre esse assunto.

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
30/09/2017

Toda organização que deseja tornar-se mais competitiva e alcançar seus objetivos precisa, antes de qualquer coisa, investir em seu pilar mais importante: seu pessoal. Afinal, hoje a qualificação e atualização dos profissionais é um requisito obrigatório, e consequentemente um fator determinante para o sucesso de uma organização. E é aí que entra o treinamento e desenvolvimento de pessoas.

A eficácia desse investimento é inegável quando aplicado de maneira correta. Contudo, ainda hoje muitas empresas subestimam sua relevância, ou encaram o treinamento e desenvolvimento como um esforço pontual, dispensando sua continuidade. Outro erro comum é encarar o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores como algo caro e que não traz resultados para a empresa. Mas, todas essas perspectivas estão erradas.

Existem muitos mitos e ideias erradas relacionados ao treinamento e desenvolvimento de pessoas. Por isso, preparamos este artigo com intenção de desmistificar esses e outros enganos comuns à respeito desta matéria. Continue lendo, e saiba por que treinar e desenvolver pessoas é fundamental para toda e qualquer empresa:

 

Principais mitos sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas

mitos sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas

 

Investir no treinamento dos colaboradores possui alto custo e não traz retorno.

 

A ideia de que o treinamento e desenvolvimento é algo que não vale a pena é bastante equivocada, e está em crescente desuso por grande parte das empresas atuais.

Hoje sabe-se que treinar e desenvolver pessoas significa buscar desenvolver competências que tornem os indivíduos mais criativos e inovadores, e isso certamente se converterá em benefícios financeiros para a organização.

O aumento na produtividade é apenas um dos resultados atingidos pelos programas voltados para agregar valor às pessoas (e consequentemente à empresa). Sendo assim, podemos afirmar que investir em treinamento certamente trará lucros futuros para a empresa.

 

Não há risco nenhum em não investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas.

 

Existem, sim, muitos riscos. O principal deles é a estagnação da empresa, resultando em perda de market share para concorrentes que se mantêm atualizados e buscando soluções criativas para continuarem crescendo.

Outro risco que merece destaque é a desmotivação dos funcionários, pois o investimento da empresa em seu crescimento pessoal geralmente é convertido em maior motivação e produtividade. Treinar e desenvolver pessoas é também valorizá-las dentro da empresa.

 

Treinamento e desenvolvimento são a mesma coisa.

 

O conceito de desenvolvimento de pessoas é mais abrangente do que o de treinamento. Trata-se de um programa voltado para o crescimento pessoal dos colaboradores, que desenvolve não apenas as capacidades necessárias para as funções que desempenham (como é o caso do treinamento); por isso, podemos dizer que o desenvolvimento de pessoas é algo voltado para o futuro do trabalhador dentro da organização.

Contudo, tanto o treinamento quanto o desenvolvimento dependem um do outro, pois um indivíduo desenvolvido tem mais disposição para ser treinado e, consequentemente, ser mais produtivo.

 

O treinamento e desenvolvimento de pessoal serve apenas para capacitar pessoas para uma função.

 

Bom, como dito anteriormente, treinamento e desenvolvimento são coisas diferentes, embora complementares. Então, podemos afirmar que o treinamento e desenvolvimento de pessoas não visa apenas a capacitação para uma função específica – pelo contrário! Esse processo possui muitos outros objetivos, como por exemplo:

– Transmitir novas informações, novos conceitos.
– Melhorar a comunicação interna da empresa.
– Implementar uma nova postura de inovação e criatividade entre as pessoas.
– Melhorar o relacionamento interpessoal entre os colaboradores.
– Reduzir o retrabalho, o desperdício de tempo e recursos.
– Manter todos os colaboradores atualizados.
– Buscar novas maneiras de aumentar a produtividade.
– Incentivar uma nova abordagem no dia a dia de trabalho.
– Mudar a atitude dos colaboradores, motivá-los, e etc.

 

Investir em um treinamento específico e pontual é suficiente para aumentar a produtividade da empresa.

 

Na verdade, treinar e desenvolver pessoas é um trabalho contínuo.

Um treinamento pontual certamente não gerará resultados a longo prazo, e nem permitirá que os colaboradores mantenham-se atualizados com as mudanças no mercado, provando-se ineficaz.

 

É preciso investir APENAS no treinamento e desenvolvimento de novos funcionários.

 

É verdade que nem sempre os novos funcionários chegam prontos, preparados para enfrentar todos os desafios da empresa. O treinamento então se faz necessário para nivelar os novos colaboradores, e deixá-los aptos para exercerem corretamente suas funções.

No entanto, manter todos os funcionários atualizados é uma questão fundamental, já que a competitividade e mudanças no mercado ocorrem a todo momento.

Quando pensamos também no desenvolvimento de pessoas, vale também salientar mais uma vez que este é um trabalho constante e contínuo; logo, não deve ser algo exclusivo para os novos funcionários.

 

Não vale a pena investir no treinamento de pessoas, pois no futuro elas podem se desligar da empresa.

 

Esse é um dos maiores receios entre os gestores: investir no treinamento e desenvolvimento de um profissional que, porventura, poderá deixar a empresa e “se aproveitar” do conhecimento adquirido enquanto fazia parte da equipe.

Para evitar esse tipo de problema, é possível adotar algumas medidas de redução de riscos. Por exemplo: criar um plano de aproveitamento para todos os funcionários que passarem pelo processo de treinamento, permitindo assim que desenvolvam a partir de então um trabalho à altura do treinamento que receberam.

A inspiração é uma peça-chave dos programas e workshops de treinamento e desenvolvimento de pessoas, pois entende-se a importância e preocupação das empresas com a retenção de bons funcionários.

 

Qualquer empresa pode oferecer um bom treinamento para minha equipe.

 

Treinar e desenvolver pessoas é uma tarefa importante e, apenas com essa afirmação, já podemos supor que essa função não deve ser delegada a qualquer um. Afinal, o treinamento e desenvolvimento de pessoas afetará diretamente o capital mais importante do seu negócio: o humano.

É extremamente necessário que se procure uma empresa especializada e com experiência nesse serviço. Mais do que isso, é necessário buscar uma empresa capaz de mergulhar a fundo nos processos e rotina da empresa, que seja capaz de compreender sua cultura, valores, objetivos, dentre outros aspectos, pois isso será fundamental para que se elabore um conteúdo mais assertivo e coerente, alinhados com o objetivo da empresa para este investimento. Isto diminui os riscos de um resultado insatisfatório da ação.

 

A Redesign Consultoria treina e desenvolve pessoas para inovar!

Workshop Redesign Consultoria de Transformação

 

Oferecer as ferramentas e condições para que todos os colaboradores continuem a crescer e se desenvolver é responsabilidade de TODAS as empresas, e os programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas são fundamentais para isso.

Portanto, contar com uma empresa especialista, que possui uma grande variedade de experiências nesses processos, que seja capaz de identificar os pontos de melhoria de uma organização, e oferecer um novo olhar voltado para as necessidades individuais do negócio é o segredo para transformar a sua empresa! E a Redesign Consultoria oferece exatamente esta proposta.

Somos uma empresa que valoriza a criatividade e empatia para, juntos, buscarmos soluções viáveis e inovadoras para o dia a dia da sua empresa. Portanto, se você quiser saber mais sobre nossas palestras, workshops e treinamentos totalmente customizados e exclusivos, continue navegando pelo nosso site. Além disso, você pode entrar em contato diretamente conosco através do formulário caso deseje mais informações.

Acreditamos que investir no desenvolvimento de pessoas significa plantar a semente da inovação em cada colaborador, e que isso certamente gerará bons frutos para a sua empresa. Conte com a Redesign para começar essa transformação no seu negócio hoje!

Compartilhar:

Facebook Twitter LinkedIn G+