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6 dicas para acertar no (re)posicionamento de marca

Ter um posicionamento positivo é um desafio sempre atual. Por isso, separamos 6 dicas práticas para você pôr em prática o reposicionamento de marca.

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
13/06/2018

O posicionamento de marca é um conceito do universo do branding. De forma bem resumida, podemos defini-lo como a imagem que os consumidores têm de uma empresa.

Essa imagem não é construída de forma passiva. Existem diversas técnicas que visam à padronização de forma estratégica, a fim de melhorar a forma como a marca é percebida no mercado competitivo – e é isso o que podemos chamar de reposicionamento.

Mesmo quando não é planejado de forma estratégica, o posicionamento de marca é algo que nasce naturalmente junto com a empresa.

Ou seja, no momento em que é feita a definição do público-alvo, da identidade visual, das estratégias de comunicação, dentre tantos outros fatores que serão determinantes para guiar a maneira como a empresa lidará com seu público, está se definindo também o seu posicionamento de mercado.

E, como sabemos, ter um posicionamento positivo é um desafio sempre atual.

Afinal de contas, assim como cada indivíduo passa por diversas transformações ao longo da vida, uma marca também precisa se transformar para se adaptar à realidade de um mercado em constante mudança.

Este é um desafio e tanto, não é?

Então, a primeira pergunta a ser feita é:

 

Quando é a hora de reposicionar a marca?

 
Bom, como já dissemos, o reposicionamento de marca é uma estratégia voltada para mudar a forma como uma empresa é vista pelo consumidor.

Então, isso significa que o reposicionamento deve ser feito apenas em um momento crítico, quando a visão do consumidor é negativa?

Na verdade, não.

Diversos fatores internos e externos podem exigir um novo posicionamento de marca.

Veja só alguns exemplos:

– Quando os resultados não estão bons.

– Quando a empresa começa a se expandir.

– Quando a empresa deseja entrar em um novo mercado.

– Quando a empresa precisa corrigir uma falha na estratégia de comunicação.

– Quando o produto não agrada ao consumidor.

– Quando ocorre mudança no comportamento do consumidor.

– Quando os concorrentes mudam suas estratégias de posicionamento.

– Quando a empresa decide dar uma nova proposta de valor para a marca.

 

E esses são apenas alguns exemplos!

Percebeu como todos esses pontos exigem que a empresa esteja atenta não apenas para sua situação atual (e real, com o pé no chão), mas também para as tendências mercadológicas?

Se sua empresa precisa passar por esse processo de reposicionamento, então é hora de seguir as próximas dicas.

 

dicas para acertar no reposicionamento de marca

 

Dicas para não errar no reposicionamento de marca

 

1) Invista em pesquisa do comportamento do consumidor

Em primeiro lugar, não é possível planejar o reposicionamento de marca baseado em “achismos” – é preciso conhecer, de fato, o que o consumidor pensa sobre sua empresa.

Para isso, são necessários pesquisas relacionadas ao comportamento e experiência do consumidor (como a coleta de dados das avaliações de um cliente oculto, por exemplo).

Alguns exemplos de perguntas que precisam ser respondidas são:

– Quais são as demandas do seu consumidor?

– Elas estão sendo atendidas?

– Como o consumidor percebe a sua marca em relação às marcas concorrentes?

 

>> Leia também: O impacto da satisfação do cliente nos negócios

 

2) Não tente imitar seus concorrentes, e sim inovar no seu mercado

A dica número dois para reposicionar a imagem da empresa é: pare de tentar ser como a concorrência e comece a oferecer mais valor para o seu consumidor!

A melhor forma de fazer isso é adotando uma cultura empresarial de inovação. Como consequência, sua marca passará a ser percebida como inovadora por todo o mercado.

Se você precisa de mais dicas para começar a tornar o seu negócio mais inovador, veja em nosso blog alguns artigos que podem te orientar:

– Cultura organizacional: um play na inovação

– O novo modelo de gestão inovadora

– Como criar um modelo de negócio inovador

– 10 erros comuns que dificultam a inovação nas empresas

– Empreendedorismo e inovação: 10 passos para manter essa união

– O que a NASA pode nos ensinar sobre cultura da inovação

 

3) Após definida, comunique a mudança

Para ajudar a renovar ou reconstruir a imagem de uma marca, as campanhas de marketing são fundamentais.

Contudo, é de vital importância não deixar de lado a comunicação interna.

Através dessas estratégias de comunicação integrada o público será informado sobre a nova identidade, e o reposicionamento de marca poderá sair do papel.

 

4) Seja coerente na comunicação interna e externa

Cada decisão e ação tomada pela empresa deve ser condizente com os valores estabelecidos e transmitidos através das estratégias de comunicação.

Dessa maneira, a imagem ideal da marca será transmitida e reafirmada constantemente. Esse é o segredo para que o reposicionamento realmente funcione.

Isso significa dizer que a marca precisa ter uma personalidade sólida, que gere credibilidade e resulte em boa reputação junto ao público consumidor.

 

5) Cuidado para não acabar eliminando completamente a identidade da marca

Para os clientes atuais, sobretudo os já fidelizados, a identidade e a tradição são pontos muito relevantes para definir como eles enxergam a marca.

Caso o seu planejamento para um novo posicionamento envolva um risco alto de perder estes dois pilares, este é um sinal vermelho.

Abrir mão totalmente da identidade da marca pode deixar o consumidor confuso, fazendo com que ele perca a credibilidade e acabe se afastando, ou mesmo que se torne um detrator.

Por isso, cautela.

 

6) Acompanhe os resultados

Por fim, não se esqueça de monitorar os resultados desse novo posicionamento.

Compare as métricas de antes e depois da mudança, monitore a reação dos consumidores e concorrentes, e fique atento para avaliar possíveis ajustes estratégicos.

 

Busque orientação para transformar a imagem da sua marca

 
O reposicionamento de marca pode trazer cada vez mais resultados ao promover uma verdadeira revigoração para a imagem da empresa.

Afinal, se reposicionar é mostrar ao público que sua empresa se importa com o que ele demanda e acredita.

Por isso, se você tem dúvida se sua empresa está no momento certo para se reposicionar, ou qual é a melhor maneira de fazer isso, por que não perguntar diretamente para um dos consultores da Redesign?

Contar com o olhar externo e especializado de uma empresa de consultoria empresarial pode ajudar o seu negócio a encontrar oportunidades e botar a mão na massa!

Envie uma mensagem, sem compromisso, e a equipe da Redesign irá tirar todas as suas dúvidas. 🙂