Empreendedorismo e inovação: 10 passos para manter essa união
A união entre empreendedorismo e inovação não tem mistério, basta seguir esses 10 passos. Comece a trilhar o caminho do empreendedorismo inovador!
Por Ana Souza - Redesign Consultoria
27/05/2018
Você já ouviu falar em empreendedorismo inovador?
Enquanto o empreendedorismo pode ser definido, basicamente, como a capacidade de encontrar uma oportunidade, desenvolver uma ideia e construir um negócio, o empreendedorismo inovador não se limita a apenas isso.
O empreendedorismo inovador tem o poder de transformar algo útil a partir de algo que já existe, algo que seja capaz de causar uma mudança positiva na vida das pessoas, oferecendo valor real para a sociedade em geral.
Ou seja, quando o empreendedorismo é aliado à inovação é que surgem negócios que geram valor.
Isso parece algo complexo ou muito distante da sua realidade?
Bom, a verdade é que não é. Ou, ao menos, não deveria ser.
Todo empreendedor tem potencial para se tornar mais inovador. Isso é o mesmo que dizer que toda empresa tem o potencial para mudar padrões e gerar transformação, adaptando-se ao seu mercado e surpreendendo seus consumidores.
Por esse motivo, empreendedorismo e inovação é uma combinação que tem tudo para dar certo.
Você quer aprender como empreender de forma mais inovadora? Então, confira a seguir as dicas que preparamos especialmente para que você consiga vencer esse desafio.
Comece agora mesmo a permitir que a inovação faça parte do dia a dia do seu negócio!
10 passos para unir empreendedorismo e inovação
Passo 1) Não tente fazer tudo sozinho
Assumir muitas tarefas e responsabilidades é o caminho para que o empreendedor acabe sendo absorvido pela rotina dentro da empresa (o que dificulta bastante o empreendedorismo inovador).
Mais do que saber delegar tarefas, o empreendedor precisa entender que a responsabilidade de tornar o negócio mais inovador não deve se concentrar apenas nas mãos de uma única pessoa.
Passo 2) Entenda que a inovação começa sempre de dentro para fora
Empreendedorismo e inovação apenas poderão funcionar em conjunto se essa união for reforçada no dia a dia.
Afinal, ferramentas, processos e práticas inovadoras podem fazer parte da rotina de qualquer empresa.
Isso pode exigir a adoção de uma nova abordagem, a criação de novos processos, a automação de etapas, ou mesmo o trabalho de uma consultoria de transformação. No entanto, esse é o único caminho rumo à adoção de uma cultura de inovação que, eventualmente, será percebida pelo mercado.
Passo 3) Torne a solução de problemas a sua paixão
O empreendedor que está disposto a fazer a diferença deve ser um apaixonado por vencer desafios.
Ao se dedicar a isso inteiramente, ele será capaz de testar novas abordagens e estar em constante crescimento, buscando resolver problemas complexos com metodologias inteligentes e criativas.
Criatividade e inovação são sempre excelentes aliadas.
Passo 4) Conheça seu consumidor e suas demandas
Hoje, mais do que nunca, o consumidor tem o poder e controle sobre suas decisões de compra, e exige mais praticidade e velocidade ao optar por adquirir qualquer produto ou serviço.
Isso significa que o negócio que conseguir vencer esse desafio (oferecendo também valor ao cliente) estará mais próximo de ser reconhecido como inovador frente ao mercado, e consequentemente sairá na frente da concorrência.
A grande questão é: como conquistar um consumidor tão exigente?
Bom, antes de qualquer coisa é preciso conhecer o perfil do seu consumidor, suas necessidades e preferências. E isso não pode ser feito com base em “achismos”, é necessário pesquisa e análise de dados.
As palavras-chave aqui são: “comportamento do consumidor” e “experiência do consumidor”. Esses conceitos são fundamentais para se chegar a insights valiosos que certamente ajudarão a tornar o seu negócio mais inovador.
>> Leia também: O impacto da satisfação dos clientes nos negócios
Passo 5) Mantenha o foco no mais importante: as pessoas
Como dissemos na dica anterior, o consumidor deve estar no centro do processo de inovação de um negócio. E é verdade.
No entanto, não basta apenas focar no seu cliente final. É preciso ter esse olhar atento também para os colaboradores e parceiros do negócio.
O mercado está cada vez mais centrado na figura humana, e questões envolvendo a igualdade entre os sexos, diversidade, responsabilidade social, meio ambiente, dentre tantos outros exemplos, não são mais um diferencial – são uma exigência.
Em resumo, um olhar mais humanizado e empatia são essenciais para o empreendedor inovador.
Passo 6) Não tenha medo de mudar
Empreendedorismo inovador é sinônimo de quebra paradigmas, abandono de velhos conceitos, propostas de mudanças, fuga dos padrões. Por isso, ter coragem e confiança é fundamental.
Passo 7) Desenvolva as habilidades da sua equipe
Através de treinamentos, workshops e palestras, desenvolva em toda a equipe a ideia de que cada pessoa pode ser inovadora em sua vida profissional.
Ter essa mentalidade coletiva é essencial para que todos os componentes de um negócio consigam trabalhar juntos rumo ao objetivo final de oferecer valor para o consumidor.
Passo 8) Estabeleça uma cultura de inovação dentro do negócio
Criar ou manter uma cultura organizacional de inovação exige estímulo constante.
É necessário criar um ambiente onde haja troca de conhecimento, onde todos sejam encorajados a trazerem novas ideias, onde haja espaço para a criatividade (estando preparado para lidar com erros e acertos), e onde todos compreendam o quanto o projeto de inovação é importante para o futuro do empreendimento.
9) Acompanhe e crie tendências
O empreendimento inovador, muitas vezes, surge de uma ideia baseada nas tendências de consumo atual, como o empoderamento do consumidor, sua demanda por agilidade, o conceito de economia compartilhada, dentre tantas outras que poderíamos citar.
Exemplos disso são negócios de sucesso como Netflix, Uber, AirBnb, Spotify, e muito mais.
Caso o seu empreendimento não tenha tido essa base, não se desespere: mantenha-se antenado às tendências e seja criativo. Busque constantemente adaptar o seu negócio às demandas do mercado.
10) Se o desafio de ser mais inovador parecer grande demais, busque ajuda externa
Diante de um cenário pouco animador, é comum acreditar que é impossível adotar uma cultura inovadora em um empreendimento. Nesse momento, uma consultoria empresarial de transformação poderá ajudar a te mostrar o caminho certo!
Um olhar externo poderá ser capaz de propor mudanças de postura e valores, criar um ambiente que incentive a proatividade e busca de soluções colaborativas para os desafios que surgirem, motivar e engajar a equipe, e ainda trazer outras ferramentas que possam ajudar a unir empreendedorismo e inovação de maneira personalizada para o seu negócio.
Seguindo esses 10 passos, seu projeto poderá colher resultados cada vez mais positivos.
Quer saber mais sobre como tornar o seu negócio mais inovador? Você pode enviar uma dúvida diretamente para nossos consultores através do formulário de contato do site; ou, aproveitar e continuar navegando pelo blog para ficar por dentro de outras dicas exclusivas para empreendedores.
Se você gostou do nosso artigo, compartilhe! 🙂