Blog

O que a NASA pode nos ensinar sobre cultura da inovação

Que tal conhecer algumas lições de cultura da inovação inspiradas na NASA, que podem ser vivenciadas também no seu negócio? Basta ler o nosso artigo!

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
20/02/2018

A NASA é uma empresa reconhecida pelo seu incrível potencial inovativo. Afinal, estamos falando da empresa que revolucionou a ciência e tecnologia desde a sua criação, em 1958, e que foi responsável por diversas descobertas em nome da humanidade. Por todos esses motivos, podemos afirmar que trata-se de uma empresa que é um verdadeiro exemplo no que diz respeito à cultura da inovação.

Recentemente, no dia 6 de Fevereiro, as novidades da indústria espacial voltaram aos noticiários devido ao lançamento do foguete Falcon Heavy pela empresa SpaceX. Trata-se do foguete jumbo mais potente do mundo, e o veículo espacial mais poderoso desde os foguetes Saturn 5, da NASA, que levaram astronautas à lua 45 anos atrás. O passageiro desse foguete, um carro Roadster da Tesla com um boneco vestido de astronauta, chegará à órbita de Marte em aproximadamente 6 meses, mas deverá ficar em órbita por “centenas de milhões de anos”.

Veja como foi esse lançamento:

 

 

Mas, o objetivo de nosso artigo não é abrir uma discussão sobre essa recente corrida espacial. Hoje, nós queremos “bater na tecla” da inovação.

Se você acredita que cultura da inovação é algo aplicável apenas para grandes empresas, ou apenas para empresas do ramo de tecnologia, como é o caso da NASA e da SpaceX, você está muito enganado. E nós vamos explicar para você o porquê.

A cultura de inovação pode ser vivenciada no dia a dia de qualquer empreendimento, não importa o seu ramo ou porte. Por isso, nós elaboramos esse artigo especial para inspirar gestores e empreendedores a serem também mais inovadores.

Então, que tal conhecer algumas lições de cultura da inovação inspiradas nessa empresa de grande sucesso, e que podem ser experienciadas também no seu negócio? Continue lendo o nosso artigo!

Mas, antes…

 

Você sabe o que é cultura de inovação?

 

A necessidade de inovar nas empresas já é algo amplamente difundido. Porém, a implementação de uma cultura da inovação não é algo assim tão simples.

Antes de falar deste desafio, ainda nos resta definir o que é a cultura da inovação. Pois bem, vamos por partes.

A cultura é a base do comportamento de um grupo. Definindo desta forma, podemos afirmar que ela pode ser transmitida e aprendida por todos os membros de um determinado grupo.

A segunda coisa que precisamos definir para entender melhor o nosso problema é a inovação nas empresas. Como sabemos, a inovação não está apenas relacionada à adoção de novas tecnologias. Ela engloba, principalmente, a adoção de novos valores, conceitos, normas internas, processos… ou seja, está diretamente relacionada à cultura organizacional. Por isso, nós falamos em cultura de inovação.

Desse modo, podemos definir a cultura de inovação como uma forma compartilhada de pensar e agir, que valoriza comportamentos e atitudes que facilitem e gerem mudanças – mudanças essas que, muitas vezes, dependem da ruptura com o que já é tradicional dentro de uma empresa. Esse é o tipo de comportamento inovador que deve ser valorizado e estimulado.

O principal objetivo da inovação na cultura da empresa é evitar que a mesma se torne obsoleta, estagnada diante das mudanças constantes do mercado, gerando uma sensação de desânimo e insatisfação coletiva.

Infelizmente, a inovação ainda não é algo presente no DNA de todo empreendimento. A complexidade de implementação de uma nova cultura, muitas vezes, exige o auxílio de uma empresa de consultoria empresarial especializada em facilitar essa mudança de visão e comportamentos prejudiciais para a adoção dessa nova cultura. Portanto, se este é o caso da sua empresa, não hesite em procurar orientação.

A adoção de uma nova cultura impacta a vida de todos na organização e, consequentemente, sua performance. E é por isso que a adoção de uma postura mais inovadora é tão importante para uma empresa.

 

Lições de cultura da inovação que podemos aprender com a NASA

 

Lições de cultura de inovação que podemos aprender com a NASA

 

Agora que já definimos a relevância da cultura da inovação para toda e qualquer empresa, que tal aprender algumas dicas práticas para vivenciá-la também no seu negócio?

Vamos compartilhar agora algumas lições extraídas de cases de sucesso da NASA que, temos certeza, poderão ser implementadas pela sua empresa também! Fique atento a essas dicas:

 

Lição 1 – Exercitar uma busca constante por ideias promissoras

A NASA é uma empresa de ponta, que conta com uma equipe extremamente capacitada e comprometida em buscar por soluções que serão utilizadas em suas missões espaciais, mas que também mantém uma frente pioneira para adaptar algumas dessas soluções para resolver problemas reais aqui na Terra.

Sendo assim, a primeira dica de cultura da inovação que podemos extrair é: mais do que investir em novas tecnologias, invista na busca por ideais que favoreçam pessoas.

A valorização do capital humano também é outro ponto relacionado, afinal, são as pessoas que fazem parte de sua empresa que movimentam efetivamente o seu negócio, e serão elas que trarão novas soluções e ideais para inovar nos processos. Porém, isso só acontecerá se tiverem um ambiente propício para essa busca por novas ideias.

 

Lição 2 – Exigir um plano de negócios detalhado

Um plano de negócios detalhado é uma exigência da NASA para empresas que desejam lucrar ao adaptar uma tecnologia de ponta em um algum produto mais adequado para o mercado. Isso significa que a empresa leva essa tarefa muito à sério.

Por isso, ter um plano de negócios detalhado e completo é a segunda dica extraída.

 

Lição 3 – Enxergar obstáculos como oportunidades de vencer desafios

O grande diferencial da NASA é sua capacidade de superar obstáculos através de pesquisa e investimento. E isso jamais aconteceria se a empresa não tivesse um ambiente que estimulasse e valorizasse a criatividade de seus colaboradores.

Você já pensou em quantas tecnologias nós não teríamos hoje caso a empresa tivesse desistido depois de um ou dois experimentos que não deram certo?

Um obstáculo deve ser encarado como uma oportunidade. A criatividade e o esforço podem superar qualquer desafio. Por isso, esta é nossa terceira lição.

 

Lição 4 – Investir em marketing

A verdade é que a NASA não “vende” nada, então, você deve estar se perguntando por que listamos essa lição. Bom, embora a empresa escolha cuidadosamente o que tornar público para evitar vazamento de tecnologias, que podem ser recriadas por terceiros, sabemos que o trabalho de marketing existe. É o chamado marketing estratégico.

Daí extraímos o seguinte: a partir do momento em que sua empresa adota uma cultura inovadora, isso deve ser comunicado (internamente e externamente). Isso deve ser feito de maneira estratégica, sobretudo para atrair mais consumidores e parceiros.

Faça sua empresa vestir a camisa da inovação para que todos vejam!

 

Lição 5 – Ter sempre um olhar para o futuro

Outra característica marcante da NASA é, como dissemos antes, seu pioneirismo. A empresa parece estar sempre um passo a frente, sempre com o olhar “a frente do seu tempo”.

Mas, não se engane, essa lição pode ser incorporada pela sua empresa também. Afinal, mirar o futuro não significa apenas buscar novas tecnologias; esse esforço é sinônimo de pesquisa de mercado, testes, experimentações, planejamento, inteligência competitiva… Tudo isto pode e deve ser posto em prática por uma empresa que deseja sempre mirar longe, mas, sempre com o pé no chão.

 

Lição 6 – Adaptar tecnologia para o dia a dia das pessoas

Por último, uma boa lição de cultura da inovação que podemos aprender com a NASA é seu esforço constante em oferecer soluções para o dia a dia das pessoas. Talvez você não saiba, mas uma boa parte dos objetos com os quais você interage no seu cotidiano são fruto de adaptações de tecnologias espaciais.

Hoje em dia a NASA possui mais de 2000 invenções catalogadas que fazem parte do nosso dia a dia. Alguns exemplos são o famoso “travesseiro da NASA”, próteses e membros artificiais, implantes cocleares, bombas de insulina, detectores de fumaça modernos, painéis solares, o processamento de imagens digitais (para tomografia computadorizada e ressonância magnética, por exemplo), lentes de óculos resistentes a arranhões, termômetros auriculares, esteiras de corrida, sapatos para praticar esportes, aparelhos dentários invisíveis e muito mais!

Porém, o que nós desejamos é destacar aqui um único ponto importante: a cultura de inovação da empresa exige que ela sempre busque oferecer valor ao invés de simplesmente produtos. Ou seja, não é preciso apenas se perguntar “o que minha empresa pode entregar para meus clientes?” e sim “o que minha empresa pode oferecer para TODAS as pessoas?”

Esse questionamento está diretamente relacionado à definição da identidade organizacional, através da missão, visão e valores. Como já citamos em um artigo anterior (que você pode acessar através do link), a missão de uma empresa deve englobar o que a mesma tem a oferecer para a sociedade como um todo, e não apenas para seus clientes ou colaboradores. E, mais do que tudo, essa definição deve ser vivenciada pela empresa.

Se você quer saber um pouco mais sobre cultura organizacional e propósito corporativo, dê uma olhada nos outros artigos que publicamos sobre o assunto.

 

Foguete da NASA

 

Precisa de orientação para transformar a cultura da sua empresa?

 

Toda empresa pode desenvolver uma cultura de inovação, basta apenas um esforço principal: comprometimento. Ainda que seja preciso uma transformação completa para que isso possa acontecer, esse não deve ser um fator impeditivo para a mudança.

A Redesign Consultoria é especialista em orientar empresas que desejam transformar seus negócios para que sejam mais criativos e inovadores. Portanto, se você quer conhecer um pouco mais sobre este trabalho, ou se precisa de uma consultoria para ajudar a mudar a cultura de sua empresa hoje mesmo, entre em contato conosco! Nós vamos ajudá-lo a mudar a realidade do seu negócio.