Blog

Os bons frutos do reposicionamento de marca: entrevista com Daniela Rodriguez

Para falar sobre os desafios da liderança, do reposicionamento de marca e mais, convidamos a diretora geral da empresa Guaracamp, Daniela Rodriguez. Veja como foi!

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
29/12/2018

 

Cada vez mais observamos que empresas que desejam se manter competitivas no mercado têm buscado se reinventar.

Na prática, sabemos que apenas a vontade de fazer diferente, se transformar e inovar não é o suficiente – é preciso planejamento e força de ação para tirar os planos do papel.

Essa lógica se aplica a todo tipo de empresa, mas, sobretudo, para aquelas que já possuem mais tempo de mercado. Entender que mudar nem sempre significa abrir mão da tradição, mas sim buscar novos caminhos para se alcançar os objetivos é a chave do sucesso!

Para alimentar um pouco mais essa discussão sobre os desafios que precedem e sucedem às mudanças, convidamos a diretora Daniela Rodriguez*, que hoje está à frente da Guaracamp no Rio de Janeiro, para conversar sobre sua experiência comandando a empresa que passou por um replanejamento e redesenho em 2018.

Veja a seguir o exemplo desse case de sucesso!

 

Entrevista com Daniela Rodriguez

 

Daniela Rodriguez (Guaracamp)

 

Redesign: Olá, Daniela. Muito obrigada por topar ter essa conversa com a gente! Para começar, você pode resumir como foi seu ano estando à frente da Guaracamp? Quais foram os principais desafios trazidos por 2018, e quais foram as principais conquistas para a empresa?

Daniela: Primeiramente, eu que agradeço pelo convite e por poder fazer parte do blog da Redesign, é um prazer conversar com vocês. Para mim o ano de 2018 foi um ano bem desafiador, com grandes projetos de reestruturação e crescimento para a Guaracamp. Um dos principais desafios foi o nosso reposicionamento de marca e criação da nossa identidade, onde trabalhamos mais de 9 meses no projeto para lançar nossa nova campanha publicitária. E concluir todo esse projeto em um evento no Maracanã para os nossos 750 colaboradores, foi uma das nossas grandes conquistas que, sem dúvidas, marcou a nossa história.

 

Redesign: Nesse ano a Guaracamp investiu no reposicionamento de marca e no desenvolvimento de uma nova campanha de comunicação: “Guaracamp: Vai com tudo!”, e em Setembro foi organizado um evento à altura desse lançamento, exclusivo para os colaboradores. Como foi essa experiência?

Daniela: Foi uma experiência incrível poder participar de cada detalhe, desde as pesquisas, definição de conceito, peças de criação, elenco, e de acabar em um evento tão grandioso e lindo para os nossos colaboradores. Foi um trabalho longo, que precisava de 100% de dedicação, mas que valeu super a pena. Nós, junto com a Agência 3, conseguimos traduzir no nosso conceito “Vai com tudo!” exatamente o que a nossa marca sempre disse, mas que não estava escrito em lugar nenhum, e isso que foi ainda mais incrível.

 

Redesign: Como foi a emoção de estar ali, no Maracanã, diante de boa parte das pessoas que foram fundamentais para que a empresa chegasse até ali?

Daniela: Acho que foi a experiência mais emocionante que eu vivi em toda a minha vida. É você ver um sonho se tornando realidade, onde meus pais começaram há 23 anos atrás, nos fundos de uma farmácia, produzindo em panelas, e hoje ver que chegamos no maior palco do mundo com 750 colaboradores e com nossos maiores parceiros que ajudaram a chegarmos onde estamos. Realmente não existem palavras para descrever o que senti naquele momento, mas só nos faz pensar o quanto valeu a pena tudo.

 

Redesign: A Redesign Consultoria também fez parte desse momento que ficará na história da empresa, agindo no backstage na gestão de todos os contratos envolvidos neste grandioso evento. Pode contar, com suas palavras, como foi a sua experiência com a gente?

Daniela: A experiência com a Redesign foi incrível. Decidimos fechar o Maracanã com pouco tempo para organizar tudo, e a Redesign foi nossa grande aliada para que tudo desse certo. Vocês compraram nosso sonho e viveram tudo com a gente, cuidando de cada detalhe. Se não tivesse toda essa parceria, sem dúvidas não teria saído tão perfeito. Todas as pessoas que trabalharam foram maravilhosas e estavam lá o tempo todo dando suporte, organizando tudo para que a nossas únicas preocupações fossem as apresentações e a divulgação da campanha. Obrigada Redesign, obrigada Dani, por todo o apoio e por tornarem nosso sonho realidade.

 

Evento Guaracamp no Maracanã

 

Redesign: Na sua opinião, qual é o peso da comunicação interna para sua empresa? Você acredita que ter esse diálogo interno contribui para o engajamento dos colaboradores?

Daniela: Sem dúvidas contribui muito para que a engrenagem funcione corretamente. Um dos nossos principais valores é a transparência e a valorização de pessoas, e prezamos muito para que eles estejam sempre envolvidos nos sonhos da Guaracamp. Somos todos a FAMÍLIA GUARACAMP, e juntos chegamos nos nossos objetivos.

 

Redesign: O que você destacaria como essencial para liderar uma equipe que realmente “veste a camisa”?

Daniela: O essencial para qualquer liderança é o exemplo. Tem que estar junto e entender a dor de cada um, mesmo que você não consiga resolver todos os problemas. Você precisa saber que não faz nada sozinho e que a solução dos problemas está nas mãos de quem lida com eles todos os dias. Saber ouvir é um item fundamental para gerar confiança em toda a empresa, desde o nível mais operacional até o nível mais estratégico.

 

Redesign: A Guaracamp é uma empresa familiar que já possui mais de 20 anos de mercado. O que você acredita ser fundamental para que uma empresa alcance bons resultados por tanto tempo, diante de um mercado cada vez mais exigente e dinâmico?

Daniela: Para mim é um conjunto de coisas fundamentais. A primeira coisa é você não perder a essência da empresa. Os fundadores criaram tudo com valores que fizeram a empresa chegar onde ela está hoje, e isso não pode se perder independentemente do tamanho ou da liderança que está no momento. A essência é a base que sustenta, sem ela as coisas tendem a se perder. Segundo, é você ter pessoas que vestem a camisa e que querem evoluir sempre. Sem pessoas, amigos e parceiros, você não evolui, e você precisa ir adaptando seus processos e controles ao mercado. Parar no tempo e não evoluir não é bom, você precisa estar em melhoria constante, e sem pessoas isso não é possível. Mas, independentemente disso tudo, nada é possível sem Deus e sem fé. A fé te leva para lugares que nem você mesmo acredita, porque quando se confia e trabalha muito, o resultado vem como consequência.

 

Redesign: Você acredita que existe mais resistência para implementação de novas ideias ou novas abordagens quando se trata de uma empresa familiar? É possível inovar sem abrir mão da tradição?

Daniela: Acho que a resistência para implementar novas ideias não está linkada com ser uma empresa familiar ou não; a resistência à mudança vem do próprio ser humano. Nós temos medo de mudança e de fazer diferente, mas isso tem que ser quebrado aos poucos e fortalecido na cultura e no dia a dia.

A empresa familiar te permite agir mais rápido do que uma empresa multinacional, porque as decisões estão na nossa mão e o contato com o dono é muito próximo, então isso facilita na flexibilidade e na agilidade das tomadas de decisão. Como falei antes, a tradição que não pode mudar são os valores, isso é essencial para ser sustentável, de resto, processos e controles precisam mudar o tempo inteiro, o mundo é muito rápido e precisamos nos adaptar. O que fazemos hoje bem, amanhã pode não ser o melhor e precisamos nos reinventar novamente, e essa é a nossa motivação diária, saber que podemos tentar, acertar, errar e voltar atrás.

 

Redesign: Para fechar nossa entrevista, que conselho você daria para empreendedores e gestores que desejam reposicionar a marca ou realizar um redesenho no próximo ano?

Daniela: O primeiro conselho é: escolham uma boa agência, que se identifica e se envolva 100% com a empresa. Eles precisam entender sua realidade, entender seu mercado, quem você é, o que os consumidores pensam de você para chegarem em um resultado que realmente te representa. Segundo, faça as coisas com calma, não queira chegar em um posicionamento para ontem para não se atropelar, acompanhem tudo de perto e tenham certeza de que o conceito definido realmente é o que seus consumidores e clientes veem de você. E por último, tenha pessoas boas e de confiança acompanhando tudo junto com você e com a agência; esse trabalho é a 50 mãos e todos precisam dar prioridade para ter bons resultados.

 

*Daniela Rodriguez: Tem 27 anos, é publicitária, e há 3 anos é diretora geral da Guaracamp.

Quer saber mais sobre a Guaracamp? Visite o site da empresa clicando aqui.

 

Evento Guaracamp no Maracanã

 

Em 2019 queremos fazer parte da história de sucesso da sua empresa!

 

Onde existe o desejo de mudança, a Redesign Consultoria pode ajudar a planejar e realizar uma verdadeira transformação.

Não importa se o seu negócio precisa de uma força para se reinventar, redesenhar seus processos, setores, reorganizar sua comunicação ou desenvolver seus colaboradores: nossa equipe é multidisciplinar e está preparada para ajudar você a tirar os planos do papel!

Se esse case inspirou você, mande uma mensagem pra gente agora mesmo! 🙂