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Você é um líder com inteligência emocional no trabalho? Faça o teste

Você considera ter um bom nível de inteligência emocional no trabalho? Este artigo vai ajudar você a fazer uma autoavaliação.

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
13/05/2018

Você considera ter um bom nível de inteligência emocional no trabalho?

Ter inteligência emocional significa, basicamente, saber lidar com suas próprias emoções e também com as dos outros. Para um líder, sobretudo, desenvolver essa característica é indispensável.

 

>> Leia também: Aprenda a vencer os 9 desafios da liderança

 

Para ajudar você a fazer uma autoavaliação, responda as perguntas a seguir com sinceridade.

Anote as opções escolhidas, e ao final confira o seu resultado!

 

Teste sua inteligência emocional no trabalho

 

1 – Um dia você chega para trabalhar com um excelente humor. Porém, no meio do expediente, acontece um imprevisto muito desagradável, como um resultado ruim da equipe ou um desentendimento interno. Como você reage?

(a) Certamente o meu humor mudará radicalmente. É provável que eu passe o resto do dia de péssimo humor.
(b) Depende do dia. Pode ser que eu fique mal humorado o resto do dia, ou pode ser que eu não deixe isso me afetar.
(c) Embora sinta o impacto do imprevisto, provavelmente não deixarei que isso me afete profundamente a ponto de mudar o meu humor.

 

2- Você precisa dar um feedback para um colaborador que teve um desempenho ruim e cometeu erros em um processo que executou pela primeira vez. Como você conduzirá esse feedback?

(a) Irei chamar a atenção dele e cobrar resultados positivos logo. Caso ele não se adapte rapidamente ao processo, irei tomar as providências para que não faça mais parte da minha equipe.
(b) Buscarei dizer onde ele errou, e dizer o que espero que melhore daqui em diante.
(c) Buscarei dizer onde ele errou, mostrar como pode melhorar, e também entender como posso dar o suporte necessário para que esse colaborador se desenvolva.

 

3- Ao gerenciar uma equipe diversa, com pessoas de perfis muito diferentes (por exemplo, uma equipe com pessoas extrovertidas, introvertidas, criativas, analíticas, ansiosas e tranquilas), como você reage?

(a) Tenho preferência por lidar com pessoas com perfil parecido com o meu. Porém, caso seja obrigado a lidar com pessoas de perfis muito diferentes, buscarei lidar mais com aqueles que se parecem comigo. É provável que surjam alguns conflitos por conta das diferenças, mas isso é normal.
(b) Irei me esforçar para tratar cada pessoa de maneira adequada, respeitando suas diferenças, pois entendo que é importante ter uma equipe integrada. Porém, é possível que surjam alguns conflitos por conta das diferenças.
(c) Irei me esforçar para integrar os diferentes perfis na equipe. Acredito que é necessário ter sensibilidade para saber como lidar com cada indivíduo, de acordo com sua personalidade.

 

4- Você decide reunir a equipe para comunicar que todas as metas foram batidas e os resultados foram muito satisfatórios. Como você faz isso?

(a) Prefiro enviar um e-mail “simpático” para todos os colaboradores. Poderia tirar uma selfie engraçada e mandar para todos da equipe saberem que estou feliz porque EU bati a meta.
(b) Prefiro reunir a equipe e fazer um pronunciamento rápido, parabenizando a todos pelos resultados. Todos merecem os parabéns, e graças a minha liderança foi possível alcançar os resultados.
(c) Prefiro reunir a equipe e fazer um pronunciamento, ressaltando a participação de cada um para que chegássemos a esse resultado. Todos merecem ser aplaudidos.

 

5- Sua equipe está enfrentando muitos problemas técnicos, e isso está prejudicando parcialmente os resultados da equipe. Assim que você toma conhecimento desse problema, você promete resolvê-lo o mais rápido possível, dando um prazo máximo de 2 dias. O que provavelmente vai acontecer é:

(a) Se a minha rotina estiver muito corrida, provavelmente vou deixar as coisas fluírem. Afinal, não está TÃO ruim assim. Esse problema não ocorre 100% do tempo e ainda é possível realizar algum trabalho.
(b) Se a minha rotina estiver muito corrida, pode ser que eu demore um pouco mais de 2 dias para resolver esse problema. Mas, isso será feito cedo ou tarde, assim que possível.
(c) Mesmo que minha rotina esteja muito corrida, em 2 dias tudo estará resolvido. Um problema que afeta a equipe é minha prioridade.

 

6- Você está indo de carro para o trabalho. No meio do caminho, você descobre que as ruas estão bloqueadas por conta de uma manifestação. Por conta disso, será impossível chegar a tempo para uma reunião importante na empresa. Qual é a sua reação?

(a) Isso vai me tirar do sério. É provável que eu me altere e grite com os manifestantes, buzine, soque o volante. Se não tiver jeito, voltarei para casa para pensar no que fazer.
(b) Certamente ficarei frustrado, mas não vou deixar que isso me impeça de tomar as providências. Se não tiver jeito, procurarei informar sobre o meu atraso antes de decidir o que fazer.
(c) Tentarei ser prático e farei o possível para tomar as medidas necessárias para reduzir os danos dessa situação. Em primeiro lugar procurarei informar sobre o meu atraso, e em seguida irei buscar um caminho alternativo.

 

7- Um dos membros da equipe trouxe uma ideia criativa para um novo projeto. Porém, ao analisarem juntos a ideia, você percebeu que ela não poderia ser posta em prática com os recursos disponíveis da empresa no momento; seria preciso arrecadar fundos, contratar mais pessoal e investir em mais equipamentos. Qual é sua reação?

(a) Cancelar o projeto até segunda ordem. Mesmo que tenha ficado empolgado com a boa ideia no início, esse balde de água fria vai atrasar demais o meu cronograma. Afinal, já existem muitas coisas a serem feitas nos projetos que já estão em andamento.
(b) Irei definir responsabilidades e objetivos, e marcar uma nova reunião para discutirmos esse novo projeto no mês que vem – mesmo correndo o risco de que essa reunião jamais aconteça, pois há muitas coisas a serem feitas em projetos que já estão em andamento no momento.
(c) Irei definir responsabilidades e objetivos, quais serão os próximos passos, e também marcar uma data para a próxima reunião, pois vale a pena insistir em uma boa ideia. Será um desafio, mas podemos buscar maneiras de fazer isso acontecer.

 

8- A produtividade de um dos membros da equipe teve uma queda brusca nos últimos dias. Ao perceber isso, você o procura para dar um feedback e ele conta que está passando por problemas particulares, como um caso grave de doença na família. Qual é a sua reação mais provável?

(a) Irei cobrar os resultados. Os problemas pessoais não devem ser trazidos para o ambiente de trabalho, portanto, irei apenas me ater ao problema de produtividade que está afetando os resultados.
(b) Entendo que esta é uma situação delicada, mas, enquanto líder, não posso fazer nada além de cobrar resultados e mostrar o que esse colaborador precisa melhorar para voltarmos a ter resultados satisfatórios.
(c) Entendo que esta é uma situação delicada, mas é preciso ter empatia para saber como conduzi-la da melhor maneira. É importante cobrar resultados, mas me colocaria à disposição para oferecer qualquer tipo de suporte necessário.

 

9- Seus superiores estão te pressionando para dobrar os resultados do último mês. Como você reage?

(a) Se eu me sinto pressionado, toda a equipe deve se sentir pressionada também. É provável que eu perca noites de sono, faça trabalho extra, assuma responsabilidades dos outros e fique esgotado.
(b) Buscarei maneiras de motivar e engajar a equipe. Entendo que preciso transmitir confiança, mas se as coisas começarem a dar errado eu posso perder o controle e ficar estressado.
(c) Buscarei maneiras de motivar e engajar a equipe. Entendo que preciso transmitir confiança de que, juntos, podemos e vamos conseguir dobrar os resultados.

 

10- Um dos membros da equipe está desafiando sua autoridade, sendo grosseiro e tendo uma postura inadequada diante dos demais membros da equipe. A sua reação imediata é:

(a) Repreendê-lo no mesmo instante com veemência, ou reprimir uma explosão de sentimentos com todas as minhas forças – afinal, preciso manter a pose.
(b) Irei julgar se a situação é adequada para dizer o que penso, mas de forma alguma irei usar um tom de grosseria em uma resposta. Às vezes me sinto inseguro para expressar o que penso e sinto.
(c) Irei julgar se a situação é adequada para dizer o que penso, mas de forma alguma irei usar um tom de grosseria em uma resposta. Buscarei ter empatia para entender o que levou esse colaborador a ter essa reação, com intenção de superar esse mal estar.

 

inteligência emocional no trabalho

 

Resultado do teste

Se a maioria das suas respostas se concentraram na opção (a), você já deve ter percebido que você precisa melhorar bastante a sua inteligência emocional no trabalho.

Caso tenha escolhido mais respostas da opção (b), significa que sua inteligência emocional precisa ser lapidada, ou ainda está se desenvolvendo. Isso é positivo, mas indica que ainda existem pontos a serem melhorados.

E, por fim, se a maioria das suas escolhas foram da opção (c), significa que sua inteligência emocional é satisfatória.

É claro que sempre existem pontos que podem ser melhorados, características pessoais que podem ser cultivadas em busca da estabilidade e inteligência emocional no trabalho. Por isso, é importante aprofundar essa avaliação comportamental a partir de uma auto análise mais detalhada, ou até mesmo com o auxílio de um profissional (de RH ou psicólogo).

Este teste é apenas um exercício. A partir daí, busque conhecer os pontos em que precisa melhorar e aprenda a ser um líder melhor!

 

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