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Plano de carreira em pequenas empresas: como alinhar objetivos e expectativas

Neste artigo oferecemos insights valiosos para que o plano de carreira seja uma ferramenta transformadora para a pequena empresa!

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
07/04/2018

Um plano de carreira é um programa estruturado que estipula o caminho que cada funcionário irá percorrer dentro de uma organização. Ele determina as competências necessárias e a expectativa da empresa para cada posição hierárquica.

Ou seja, trata-se de um verdadeiro guia para todos os colaboradores.

Na teoria, pode parecer algo bastante simples, não é?

No entanto, sabemos que a definição de um plano de carreira sólido, na prática, é um verdadeiro desafio para gestores de pequenas empresas e empresas familiares.

Sabemos também que muitos empreendedores sequer vêem necessidade nisso, e que ainda existem alguns que acreditam que se trata de uma tarefa impossível para empresas que ainda estão crescendo ou se expandindo.

Para esclarecer de vez essas ideias errôneas, e oferecer insights valiosos para que o plano de carreira seja uma ferramenta transformadora dentro de um empreendimento, nós preparamos este artigo para você.

Continue lendo, e descubra como unir os objetivos da empresa às expectativas dos funcionários, alinhando o plano de carreira ao planejamento estratégico empresarial.

 

plano de carreira: objetivos e expectativas

 

 

A importância do plano de carreira para a pequena empresa

 

Você já se deu conta da importância do plano de carreira para atração e retenção de talentos na sua empresa? Ou do impacto de ter esse plano bem definido ao contratar pessoas, dando a elas visão de crescimento antes mesmo de entrarem na empresa?

Pense um pouco sobre isso.

 

>> Leia também: Como melhorar a atração e retenção de talentos na sua organização

 

Ter um plano de carreira definido é um diferencial competitivo para a pequena empresa

 

Em nossa experiência com a consultoria de pequenas empresas, observamos que existe uma crença equivocada em relação à necessidade de se possuir planos de carreira bem definidos em uma empresa pequena ou familiar.

Muitos acreditam que possuir um plano de carreira sólido é dever exclusivo das grandes empresas. Muito pelo contrário!

Embora nem sempre essa definição seja algo simples para empresas de pequeno e médio porte, é importante deixar claro que definir esses planos é indicado para TODAS as empresas que desejam crescer e oferecer também uma oportunidade de crescimento para seus funcionários.

Dessa maneira, o funcionário sabe bem o que esperar dos próximos anos, que degraus pode subir e que competências deve desenvolver para chegar até lá.

Lembre-se: a importância do plano de carreira reside, basicamente, no oferecimento da oportunidade do colaborador se desenvolver cada vez mais.

 

Planejamento: o segredo para definir o objetivo e propósito da empresa

 

Ter uma visão bem planejada sobre o futuro é imprescindível para definir um plano de carreira para seus funcionários (e poder cumpri-lo), e talvez este seja um dos maiores desafios para empresas pequenas.

É nesse momento que o planejamento estratégico empresarial se mostra uma ferramenta essencial.

Quando se trata de pequenas empresas, geralmente existe uma carência e dificuldade maior em realizar esse tipo de planejamento a longo prazo. Mas, quando não se sabe muito bem onde chegar, ou o que precisa ser feito até lá, como uma empresa pode prosperar?

Por isso, é recomendado que seja buscado o serviço de uma empresa de consultoria empresarial para garantir uma coleta de dados mais eficiente e consequentemente um resultado final mais assertivo.

 

>> Leia também: Planejamento estratégico empresarial como fator de transformação.

 

Tendo definido o plano e ação para crescimento da empresa, é hora de pensar no plano de crescimento de carreira dos funcionários.

 

Se você não sabe por onde começar a traçar planos de carreira, faça um exercício

 

Comece desenhando a estrutura organizacional atual da sua empresa. Descreva os cargos existentes hoje, e as funções desempenhadas.
Em seguida, tente projetá-la para o ano que vem.

Em sua previsão, surgiram muitos cargos novos? Cargos de liderança? Ou cargos operacionais?

Pergunte-se: sua empresa está desenvolvendo pessoas para ocuparem esses cargos até o ano que vem? Ou será preciso contratar profissionais de fora?

Esse planejamento de contratações e promoções interfere diretamente no plano de carreira de seus funcionários. Por isso, faça esse exercício e coloque a mão na massa (seja buscando maneiras de treinar e desenvolver seus funcionários hoje, seja tornando sua empresa mais atraente para talentos capazes de ajudá-la a crescer)!

 

Objetivos da empresa X Expectativas dos funcionários

 

Um bom plano de carreira deve unir os objetivos da empresa e as expectativas dos funcionários. Dessa maneira, o crescimento de ambos é potencializado.

Para isso é necessário que, além de planejar estrategicamente (como dissemos anteriormente), o empreendedor conheça também seus funcionários.

Nesse caso, a receita é simples: procure escutar seus colaboradores.

Descubra quais são suas expectativas de carreira e futuro, e preste atenção nos motivos que levam as pessoas a desejarem fazer parte da sua organização por muito tempo.

Valorize o principal capital da sua empresa: o capital humano. Crie maneiras para desenvolver suas habilidades, e faça com que todos sintam que estão crescendo JUNTO com a empresa.

 

Veja 8 insights para ajudar a desenvolver a carreira de seus funcionários

 

1) Após definido, COMUNIQUE o plano de carreira para todos.
2) Faça com que seus funcionários entendam como são avaliados.
3) Dê feedbacks e ajude-os a melhorarem seu desempenho.
4) Crie oportunidades para que sejam vistos pela diretoria (como eventos da empresa, trabalhos de caridade, e etc).
5) Ajude a desenvolver especialistas nas áreas de crescente importância na empresa.
6) Ofereça bons conselhos e tutoria.
7) Crie oportunidades para que os funcionários desenvolvam mais do que uma área de conhecimento funcional.
8) Promova o engajamento através de workshops, treinamentos e palestras.

 

O plano de carreira é uma maneira de oferecer valor

 

Como sempre dissemos, empresas são verdadeiros organismos vivos, com potencial gigantesco para influenciar a vida de pessoas, inspirar sonhos, criar padrões e conexões.

E essa influência não se limita apenas aos consumidores ou sociedade, mas também (e principalmente) aos seus colaboradores.

Ter isso em mente permite que a empresa possa cumprir com sua real razão de existência: construir valor para as pessoas e para a sociedade.

O plano de carreira é apenas uma das maneiras de fazer com que todos tenham acesso ao propósito da empresa, contribuindo para a construção de uma cultura organizacional sólida e autêntica.

Se você quer saber mais sobre como construir valor para o seu negócio, entre em contato com nossa equipe de consultores especializados. E continue acompanhando nosso blog!