Plano de carreira em pequenas empresas: como alinhar objetivos e expectativas
Neste artigo oferecemos insights valiosos para que o plano de carreira seja uma ferramenta transformadora para a pequena empresa!
Por Ana Souza - Redesign Consultoria
07/04/2018
Um plano de carreira é um programa estruturado que estipula o caminho que cada funcionário irá percorrer dentro de uma organização. Ele determina as competências necessárias e a expectativa da empresa para cada posição hierárquica.
Ou seja, trata-se de um verdadeiro guia para todos os colaboradores.
Na teoria, pode parecer algo bastante simples, não é?
No entanto, sabemos que a definição de um plano de carreira sólido, na prática, é um verdadeiro desafio para gestores de pequenas empresas e empresas familiares.
Sabemos também que muitos empreendedores sequer vêem necessidade nisso, e que ainda existem alguns que acreditam que se trata de uma tarefa impossível para empresas que ainda estão crescendo ou se expandindo.
Para esclarecer de vez essas ideias errôneas, e oferecer insights valiosos para que o plano de carreira seja uma ferramenta transformadora dentro de um empreendimento, nós preparamos este artigo para você.
Continue lendo, e descubra como unir os objetivos da empresa às expectativas dos funcionários, alinhando o plano de carreira ao planejamento estratégico empresarial.
A importância do plano de carreira para a pequena empresa
Você já se deu conta da importância do plano de carreira para atração e retenção de talentos na sua empresa? Ou do impacto de ter esse plano bem definido ao contratar pessoas, dando a elas visão de crescimento antes mesmo de entrarem na empresa?
Pense um pouco sobre isso.
>> Leia também: Como melhorar a atração e retenção de talentos na sua organização
Ter um plano de carreira definido é um diferencial competitivo para a pequena empresa
Em nossa experiência com a consultoria de pequenas empresas, observamos que existe uma crença equivocada em relação à necessidade de se possuir planos de carreira bem definidos em uma empresa pequena ou familiar.
Muitos acreditam que possuir um plano de carreira sólido é dever exclusivo das grandes empresas. Muito pelo contrário!
Embora nem sempre essa definição seja algo simples para empresas de pequeno e médio porte, é importante deixar claro que definir esses planos é indicado para TODAS as empresas que desejam crescer e oferecer também uma oportunidade de crescimento para seus funcionários.
Dessa maneira, o funcionário sabe bem o que esperar dos próximos anos, que degraus pode subir e que competências deve desenvolver para chegar até lá.
Lembre-se: a importância do plano de carreira reside, basicamente, no oferecimento da oportunidade do colaborador se desenvolver cada vez mais.
Planejamento: o segredo para definir o objetivo e propósito da empresa
Ter uma visão bem planejada sobre o futuro é imprescindível para definir um plano de carreira para seus funcionários (e poder cumpri-lo), e talvez este seja um dos maiores desafios para empresas pequenas.
É nesse momento que o planejamento estratégico empresarial se mostra uma ferramenta essencial.
Quando se trata de pequenas empresas, geralmente existe uma carência e dificuldade maior em realizar esse tipo de planejamento a longo prazo. Mas, quando não se sabe muito bem onde chegar, ou o que precisa ser feito até lá, como uma empresa pode prosperar?
Por isso, é recomendado que seja buscado o serviço de uma empresa de consultoria empresarial para garantir uma coleta de dados mais eficiente e consequentemente um resultado final mais assertivo.
>> Leia também: Planejamento estratégico empresarial como fator de transformação.
Tendo definido o plano e ação para crescimento da empresa, é hora de pensar no plano de crescimento de carreira dos funcionários.
Se você não sabe por onde começar a traçar planos de carreira, faça um exercício
Comece desenhando a estrutura organizacional atual da sua empresa. Descreva os cargos existentes hoje, e as funções desempenhadas.
Em seguida, tente projetá-la para o ano que vem.
Em sua previsão, surgiram muitos cargos novos? Cargos de liderança? Ou cargos operacionais?
Pergunte-se: sua empresa está desenvolvendo pessoas para ocuparem esses cargos até o ano que vem? Ou será preciso contratar profissionais de fora?
Esse planejamento de contratações e promoções interfere diretamente no plano de carreira de seus funcionários. Por isso, faça esse exercício e coloque a mão na massa (seja buscando maneiras de treinar e desenvolver seus funcionários hoje, seja tornando sua empresa mais atraente para talentos capazes de ajudá-la a crescer)!
Objetivos da empresa X Expectativas dos funcionários
Um bom plano de carreira deve unir os objetivos da empresa e as expectativas dos funcionários. Dessa maneira, o crescimento de ambos é potencializado.
Para isso é necessário que, além de planejar estrategicamente (como dissemos anteriormente), o empreendedor conheça também seus funcionários.
Nesse caso, a receita é simples: procure escutar seus colaboradores.
Descubra quais são suas expectativas de carreira e futuro, e preste atenção nos motivos que levam as pessoas a desejarem fazer parte da sua organização por muito tempo.
Valorize o principal capital da sua empresa: o capital humano. Crie maneiras para desenvolver suas habilidades, e faça com que todos sintam que estão crescendo JUNTO com a empresa.
Veja 8 insights para ajudar a desenvolver a carreira de seus funcionários
1) Após definido, COMUNIQUE o plano de carreira para todos.
2) Faça com que seus funcionários entendam como são avaliados.
3) Dê feedbacks e ajude-os a melhorarem seu desempenho.
4) Crie oportunidades para que sejam vistos pela diretoria (como eventos da empresa, trabalhos de caridade, e etc).
5) Ajude a desenvolver especialistas nas áreas de crescente importância na empresa.
6) Ofereça bons conselhos e tutoria.
7) Crie oportunidades para que os funcionários desenvolvam mais do que uma área de conhecimento funcional.
8) Promova o engajamento através de workshops, treinamentos e palestras.
O plano de carreira é uma maneira de oferecer valor
Como sempre dissemos, empresas são verdadeiros organismos vivos, com potencial gigantesco para influenciar a vida de pessoas, inspirar sonhos, criar padrões e conexões.
E essa influência não se limita apenas aos consumidores ou sociedade, mas também (e principalmente) aos seus colaboradores.
Ter isso em mente permite que a empresa possa cumprir com sua real razão de existência: construir valor para as pessoas e para a sociedade.
O plano de carreira é apenas uma das maneiras de fazer com que todos tenham acesso ao propósito da empresa, contribuindo para a construção de uma cultura organizacional sólida e autêntica.
Se você quer saber mais sobre como construir valor para o seu negócio, entre em contato com nossa equipe de consultores especializados. E continue acompanhando nosso blog!