Blog

Como gerar ideias para empreender de maneira inovadora

Ideias para empreender não surgem de uma hora pra outra. Quer saber como facilitar esse processo e fazer a diferença no mercado? Veja em nosso artigo!

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
28/07/2018

 

Embora o sonho de conquistar a autonomia financeira através da abertura do próprio negócio seja compartilhado por várias pessoas, sabemos que, muitas vezes, as ideias para empreender não surgem de uma hora pra outra.

Na verdade, diante de um cenário tão incerto e turbulento, como saber quais são as ideias de empreendedorismo certas para investir ou não?

 

>> Leia também: 5 dicas para melhor empreender no Brasil

 

Quando falamos em empreender hoje, no Brasil, nos referimos a um cenário que engloba diversos desafios, mas também diversas oportunidades para o sucesso – principalmente para aqueles que estão dispostos a fazer a diferença.

Por esse motivo, não podemos mais falar em empreendedorismo sem falar de inovação.

O empreendedorismo inovador é uma demanda atual do mercado, e a inovação é uma característica que deve estar presente em qualquer empresa que busque alavancar resultados.

Então, a grande questão é: como fazer com que um empreendimento seja inovador desde o princípio?

Bom, tudo começa com uma ideia. E como chegar até essa ideia? É o que vamos discutir a seguir.

 

ideias de empreendedorismo

 

Como começar a ter ideias para empreender de maneira inovadora?

Se pra você isso parece complicado demais ou impossível, vamos provar que não é. Veja essas 4 dicas primordiais:

 

1 – Esteja disposto a se adaptar

O primeiro passo é ter essa disposição pessoal.

É essencial ter vontade de crescer, de mudar e alcançar sempre mais, sem nunca deixar de aprender.

Não tenha medo de abandonar conceitos já obsoletos, quebrar paradigmas, questionar padrões e propor mudanças. Esses são passos essenciais para começar a idealizar negócios que geram valor.

 

2 – Escute (e observe) seu mercado e seu público

Conhecer profundamente o consumidor, ou o mercado onde se deseja empreender, é fundamental para que se identifique a oportunidade certa para investir.

No momento em que você começar a pensar em ideias para empreender, foque apenas nos problemas e demandas do público, e não nas soluções que seu futuro empreendimento poderia oferecer.

Não invente problemas. Os consumidores não irão se adaptar ao seu negócio, por isso ele deve já nascer perfeitamente alinhado às demandas do seu público.

Não sabe como encontrar esses problemas? Dê uma olhada em sites como o Reclame Aqui.

 

3 -Tente encontrar novas maneiras de resolver velhos problemas

Estar antenado às tendências (do mercado, da sociedade, ou mesmo tecnológicas) certamente irá ajudar você a encontrar ideias para empreender.

Paul Graham, cofundador de uma das mais famosas aceleradoras de startups americana, a Y Combinator, dá o seguinte conselho: “viva no futuro, então construa o que está faltando nele.”

 

4 – Inspire-se em ideias de empreendedorismo que deram certo

Quando se trata de ideias para empreendedorismo, copiar nem sempre é uma coisa ruim.

Exemplos de boas ideias não faltam, podemos aprender com empresas de todos os portes e setores.

Ou seja, é possível adaptar ideias diferentes para uma diferente aplicação, ou mesmo aperfeiçoar alguma ideia que talvez possa ser executada de maneira diferente (e melhor) por você.

Ou, ainda, pode ser que você encontre uma boa ideia de negócio do outro lado do mundo – por que não trazer para o Brasil?

 

>> Leia (e veja) também: 5 TED Talks sobre inovação e empreendedorismo para te inspirar!

 

Outras dicas para gerar boas ideias para empreendedorismo:

 

– Durante o brainstorming (a “tempestade de ideias), não critique ou descarte logo de início uma ideia que parecer absurda demais – ideias loucas são bem vindas!

– Não deixe nenhuma ideia fugir da sua cabeça: anote TODAS as ideias que tiver (seja em um bloquinho ou caderno separado especialmente para isso, seja em seu celular).

– Como dissemos antes: procure sempre focar nos problemas que o seu negócio poderia resolver, e não nas soluções, neste primeiro momento.

– Converse com as pessoas. Discuta sua ideia com pessoas próximas, em grupo, ou mesmo virtualmente. Isso vai te ajudar a entender se sua ideia tem potencial para ser bem aceita ou não.

– Uma maneira simples e eficaz de avaliar se a sua ideia para empreender é boa é se perguntar: por que ninguém não fez isso até hoje? E, se outra pessoa fizesse isso, eu iria comprar na hora?

– Lembre-se: “a maioria das melhores ideias são aquelas que nos surpreendem, e não as que estamos esperando.”

 

É possível ter um negócio inovador não apenas no papel

 

Uma boa ideia não vale nada se não for bem executada. Afinal, a inovação é um exercício diário.

Quer saber como sua ideia de empreendimento pode se tornar um negócio inovador, de fato? Você pode perguntar diretamente para um dos consultores da Redesign Consultoria.

Uma empresa de consultoria de inovação pode ajudar você a tirar o seu negócio do papel, oferecendo todo o suporte para ajudá-lo a encontrar abordagens mais criativas para desenvolver processos mais inteligentes e soluções mais assertivas.

O que está esperando? Vamos juntos transformar a sua ideia em realidade. 🙂