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Consultoria de negócios para startups: entrevista com Sabrina Neufeld

A Redesign bateu um papo com Sabrina Neufeld, empreendedora da marca Mini Bee. Confira a entrevista na íntegra e saiba como a consultoria de negócios pode ser o diferencial que uma startup precisa.

Por Redesign Consultoria
23/09/2017

A abertura de startups não é apenas uma tendência, é uma realidade no mercado atual. Diante de tanta instabilidade econômica e política, os brasileiros passaram a enxergar oportunidades com soluções cada vez mais criativas – o que nos faz reconhecer a criatividade como um dos fatores de maior importância para uma empresa que está começando.

No entanto, resta a dúvida: em que momento, desde que se decide começar uma empresa, surge a necessidade de uma consultoria de negócios? Para responder esta e outras perguntas, preparamos este artigo especial.

Essa semana tivemos a oportunidade de conversar com uma dessas pessoas que enxergaram uma oportunidade e embarcaram em uma ideia com criatividade, coragem e pé no chão: Sabrina Neufeld*. Ela nos cedeu uma entrevista que, esperamos, inspire outros empreendedores que possuem não apenas uma boa ideia, mas também paixão pelo que fazem. Confira!

 

Entrevista com Sabrina Neufeld

 

Redesign: Sabrina, primeiramente gostaríamos de dizer que ficamos muito felizes em poder bater esse papo com você. Que tal começar dizendo um pouco mais sobre seu negócio, e quais são os diferenciais de sua empresa no mercado atual?

Sabrina: Eu fico muito feliz de fazer parte do blog da Redesign, uma empresa que acompanho desde o início e admiro muito!
A Mini Bee é um delivery de roupas e acessórios para bebês, de 0 a 2 anos. Nós levamos até a casa da pessoa uma Malinha personalizada e pensada para aquele bebê e a fase que ele está naquele momento. Essa malinha vem recheada de roupas super estilosas e acessórios, kits de alimentação, babadores, laços, e sapatinhos – tudo para que os pais não precisem sair de casa para enfrentar multidões e filas com bebês pequenos. Nosso maior objetivo com a Mini Bee é levar TEMPO para pais e mães em um momento tão delicado quanto a chegada do bebê.
Nosso diferencial é um atendimento super personalizado e carinhoso em um momento especial dos pais, além de uma curadoria minuciosa na qualidade e estilo dos produtos.

 

Redesign: Sabemos que inovação é algo fundamental para pequenos empresários que desejam se destacar no mercado, tanto quanto é para empresas já consolidadas que desejam se manter nele, sempre se reinventando para alcançar mais resultados. Com a Mini Bee não foi diferente: a inovação certamente norteou o nascimento da empresa, em 2015. Pode nos contar um pouco mais sobre como a empresa surgiu? Da onde surgiu a ideia de um delivery de roupas e acessórios para bebês?

Sabrina: A ideia surgiu da nossa necessidade. Eu e meu marido (e sócio) precisávamos de algumas peças para o Benicio, logo que ele nasceu. Não queríamos ir ao shopping com ele tão pequeno. Então fizemos algumas compras online, e o resultado foi uma decepção: as compras feitas fora do Brasil demoraram tanto para chegar que ele nem as usou. As compras feitas no Brasil, a qualidade e acabamento deixaram muito a desejar. Então pensamos que além de qualidade e um produto bacana, precisávamos ir até esses pais, que estavam com um novo e especial membro na família, e atendê-los da melhor forma. Assim surgiu a ideia da Mini Bee.

 

Redesign: Qual foi o maior desafio que você, como empreendedora, encontrou até hoje?

Sabrina: Olha, empreender no Brasil é um grande desafio. Acho que o maior desafio é dar conta de tudo, com uma equipe enxuta, e tendo que cuidar de tudo e de todos os detalhes (da escolha das peças, das decisões financeiras, dos nossos afiliados). E tudo isso unido a vida em família e um filho pequeno.

 

Redesign: E como conseguiu superar esse desafio?

Sabrina: A gente se supera todos os dias. Tem dias que acho que não vou dar conta de tudo. Mas, no final do dia (ou da noite) vem aquele alívio que tudo foi se encaixando e fizemos o que tinha que ser feito. Acho que o segredo é planejamento, tentar se manter nele e delegar o que for possível.

 

Redesign: Na sua opinião, qual é a importância da consultoria de negócios para empresas que estão começando?

Sabrina: Acho indispensável. Normalmente, quando somos pequenos, temos a impressão de que não precisamos, ou não teremos dinheiro para isso. Mas, na verdade, a consultoria abre os olhos da empresa como um todo, e mostra caminhos que as pessoas que estão envolvidas no dia a dia acabam não vendo.

 

Redesign: Você pode nos descrever sua experiência com a consultoria de transformação? Como você descreveria seu negócio antes e depois da experiência com nossa consultoria?

Sabrina: Tive uma experiência incrível. A Redesign nos mostrou caminhos simples e de fácil acesso, que não estávamos vendo por estarmos tão envolvidos no dia a dia e operação. São ferramentas que podem ser usadas sempre. Eu acho que foi uma injeção de gás quando mais precisávamos. Antes, estávamos atolados e sem foco; depois, conseguimos levantar a cabeça e ver objetivos mais a frente, o que nos levou a tomar decisões e medidas diferentes.

 

Redesign: Após sua experiência, você acredita que a consultoria de negócios é algo a ser buscado por uma startup em que momento, a partir de seu nascimento?

Sabrina: Acredito que, logo que nasce a startup, deve nascer a consultoria junto! Afinal, se desde o começo conseguirmos nos organizar, e fazer um trabalho focado, tenho certeza que as pequenas empresas teriam um desempenho muito melhor logo no começo, e cresceriam muito mais aceleradas e organizadas.

 

Redesign: Na sua opinião, qual é o fator mais importante na hora de empreender? O que é mais importante na hora de iniciar um negócio?

Sabrina: Acho que o mais importante é ter foco, saber as razões pelas quais você criou aquele negócio, e acreditar piamente nele, pois altos e baixos terão – e muitos. Mas, quando sabemos o porquê de tudo, fica mais fácil passar pelas dificuldades.
E, para lançar um negócio, acredito que o principal seja validar a ideia. Colocar para funcionar e testar, ir para a vida real. Porque as ideias nem sempre quando saem do papel, funcionam

 

Redesign: Muito obrigada, Sabrina. Esperamos que, ao compartilhar sua experiência de sucesso, essa entrevista sirva de inspiração para muitas pessoas que estão começando a empreender ou têm esse desejo. Por último, gostaríamos de saber: que conselho(s) você daria para alguém que deseja ter sucesso em seu pequeno negócio?

Sabrina:Meu conselho: Enjoy the ride! Nos pequenos negócios, cada dia é uma luta, e cada vitória deve ser comemorada. Aproveitar cada dia, por mais trabalhoso e suado que seja. E não ficar esperando o dia que a empresa vai estar do jeito que você quer!

 

*Sabrina Neufeld – Tem 35 anos e é formada em Publicidade, com especialização em Design de Tipologia pela University of the Arts London. Foi diretora de arte por 18 anos, e junto com o filho, nasceu a Mini Bee, que existe desde Outubro de 2015.

Para saber mais sobre a Mini Bee, acesse: https://www.minibee.com.br/

Sabrina Neufeld

 

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