Blog

Minha empresa precisa de um curso de inovação ou de uma consultoria?

Quanto custa um curso de inovação? Vale mais a pena fazer um curso ou buscar uma consultoria? Veja as respostas para estas e outras perguntas aqui!

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
01/07/2018

 

Um curso de inovação pode ser o que um profissional precisa para desenvolver suas habilidades. Mas, será este o primeiro passo rumo à inovação dentro de uma empresa?

 

>> Leia também: 10 erros comuns que dificultam a inovação nas empresas

 

Mais do nunca, a inovação tem se tornado uma das disciplinas mais importantes na administração moderna.

A velocidade das mudanças no mercado, nas empresas, nos governos, e até mesmo no comportamento das pessoas torna urgente o aprimoramento das ferramentas antigas de gestão, que hoje não parecem mais ser suficientes.

A grande pergunta que toda empresa precisa se fazer hoje é: como inovar em meu mercado e gerar valor para meus consumidores, destacando-me da concorrência?

Não é algo simples de responder, não é mesmo?

Esta questão pode se desdobrar em muitas outras; dentre elas, a questão que é título do nosso artigo.

Ao menos uma coisa é certa: decidir entre investir em um curso de inovação ou em uma consultoria de inovação é um dos primeiros passos rumo à transformação de uma empresa.

E, pensando em ajudar a todos aqueles que se encontram no meio desse dilema, nós preparamos este artigo com as principais dúvidas que chegam até nossos consultores. Continue lendo, e encontre as respostas para ajudar você também a tomar a melhor decisão.

 

think outside the box

 

Consultoria ou curso de inovação? É hora de decidir!

 

Quanto custa um curso de inovação?

Isso varia bastante. Hoje em dia é possível encontrar desde cursos gratuitos na Internet, até cursos de extensão, pós-graduação ou MBA em gestão da inovação, empreendedorismo, ou negócios e inovação. São diversas opções de cursos onlines, presenciais, ou semipresenciais.

A maioria dos cursos exige nível técnico ou superior, e a duração dos cursos também varia bastante.

Portanto, vale a pesquisa, comparação, e busca por indicações.

 

Apenas um curso longo ou caro pode me dar as ferramentas que preciso para inovar no meu negócio?

Nenhum curso oferece a fórmula mágica para resolver todos os problemas da sua empresa: é preciso adquirir conhecimento sim, mas o mais importante é saber colocá-lo em prática, pois cada empresa possui uma realidade única e particular – e nem sempre isso pode ser aprendido em um curso ou em manuais.

Portanto, não é raro vermos profissionais que acumulam diplomas, mas que não conseguem levar a inovação para o dia a dia da empresa.
Muitas vezes o principal problema acaba sendo a correria da rotina, que exige muito tempo dos profissionais com o operacional, e ambiente/pessoas acabam ficando mecanizados num ciclo de repetição contínua.

São muitos os desafios, e muitas vezes a experiência prática vale mais do que um diploma.

 

Apenas o líder/gestor precisa fazer um curso de inovação?

Sem dúvidas o profissional que está à frente de uma empresa ou de uma equipe precisa ter noções mais aprofundadas sobre gestão, empreendedorismo e inovação. Para isso, um curso será de grande proveito.

Porém, como costumamos sempre lembrar, cada pessoa dentro da empresa possui potencial para se tornar uma célula de inovação. Ou seja, todos precisam saber ao menos o básico sobre inovação para fazer isso acontecer.

Então, por que centralizar esse aprendizado apenas nos cargos mais altos?

 

Qualquer pessoa pode aprender a ser mais inovadora?

Sim. Afinal, a inovação não é algo inato, mas sim algo que pode ser desenvolvido nas pessoas.

Cada indivíduo possui potencial criativo para pensar fora da caixa, e contém dentro de si o poder para transformar a si próprio e ao ambiente. Cabe à empresa fornecer um ambiente propício para que esse tipo de perfil possa se desenvolver.

 

A empresa que quer ser inovadora deveria ser responsável por custear um curso de inovação para todos os seus funcionários?

Sabemos que a política de incentivo a especializações e cursos varia de acordo com cada modelo de negócio. Mas, se a empresa deseja realmente ser mais inovadora, temos que concordar que o primeiro passo é facilitar o acesso de seus colaboradores a esse conhecimento, certo?

Investir em workshops, treinamentos internos e palestras pode ser uma maneira mais eficiente (e barata) de transmitir conhecimento sobre esta matéria para todos.

 

Por que não unir os dois, curso e consultoria?

Esta é uma excelente estratégia!

Afinal, um curso de inovação é voltado, principalmente, para o crescimento profissional do indivíduo. Esse desenvolvimento subjetivo é muito importante, pois, como dissemos, cada colaborador é uma célula latente de inovação dentro da empresa.

Ainda assim, “uma andorinha só não faz verão”.

A consultoria de inovação pode dar aquela força extra para mudar a realidade do negócio – pois o seu foco principal é o desenvolvimento da empresa como um todo.

Outro benefício da consultoria é que ela oferece um olhar externo e especializado, algo que faz toda a diferença quando se está completamente absorvido pela rotina do empreendimento.

Dessa maneira, a consultoria é capaz de identificar ações práticas que ajudarão a empresa a sair da estagnação, buscando melhorias em processos e estratégias para alavancar os resultados.

 

Já contratei uma empresa de consultoria antes e ela não ajudou minha empresa a ser mais inovadora. Por que deveria tentar de novo?

Este é um preconceito comum, principalmente entre empresas que já tiveram experiências negativas com outras consultorias de negócios anteriormente; mas a consultoria de inovação não é como as consultorias tradicionais.

A abordagem de uma consultoria de inovação é totalmente diferente dos moldes de uma consultoria tradicional.

A consultoria de inovação busca desenvolver a empresa através da empatia, criatividade, análise, estratégia, pensamento crítico, engajamento e, principalmente, ajudando a empresa a entregar valor real às pessoas. Tudo isso faz parte de uma abordagem transformadora.

Logo, você pode esperar um serviço de consultoria bem diferente dos moldes tradicionais.

 

Ainda não se convenceu? Veja outros benefícios da consultoria:

 

Empresas de consultoria possuem experiência prática em inovação de empresas de diferentes setores.
– A consultoria de inovação oferece uma solução personalizada para cada necessidade.
– Workshops, cursos e palestras potencializam os resultados.
– A consultoria não substitui a gestão de inovação: ela apóia e ajuda a gestão a evoluir.
– Ela ajuda a encontrar maneiras de implementar projetos de maneira mais rápida e efetiva.
– Ela reduz custos e falhas operacionais, melhorando a experiência do seu cliente.
– Ela colabora para melhorias contínuas de resultado.

 

Se o seu objetivo é fugir da estagnação e fazer com que sua organização cresça cada vez mais, a Redesign Consultoria pode te ajudar a encontrar novas formas de pensar e agir. Pergunte-nos como. 🙂