Blog

Consultoria não é só para grandes empresas

Você quer saber mais sobre os benefícios e como funciona uma consultoria para pequenas empresas? Leia nosso artigo e veja também algumas dicas de como administrar uma pequena empresa.

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
19/09/2017

Alcançar o máximo possível em relação ao desempenho, resultados e lucratividade é o objetivo maior de qualquer empresa. E, quando falamos em pequenas empresas, a busca por esse objetivo se torna ainda mais necessária e urgente.

Vemos hoje muitas micro e pequenas empresas quebrarem por pecar no que diz respeito a uma boa gestão. Afinal, atrair constantemente novos consumidores e trazer ideias inovadoras não são tarefas fáceis, mas são necessárias para manter uma organização com sucesso no mercado.

Por esse motivo, preparamos um artigo especial para discutir todos os impactos que uma boa administração e a orientação de uma consultoria empresarial podem trazer para uma pequena empresa. Aprenda quando e qual é a hora certa de buscar um olhar especializado para otimizar, transformar e inovar no seu negócio! Confira:

 

Como administrar uma pequena empresa?

 

Sabemos que a grande maioria das pequenas empresas não possuem o nível de qualidade de gestão encontrado em empresas já bem estruturadas. Esse é um problema que vemos acontecer em empresas familiares, franquias e até mesmo em empresas com mais tempo de mercado – ou seja, não é um problema restrito a novos empreendimentos.

Sendo assim, podemos destacar a organização como maior desafio para administrar uma pequena empresa. Isso significa dizer que a preocupação número um para uma boa administração deve ser a organização de atividades, informações (planejamento) e a utilização de ferramentas que utilizem metodologias atuais.

Veja alguns passos fundamentais que destacamos para administrar uma pequena empresa com eficiência:

 

Aprenda a gerir recursos

A gestão de recursos é primordial. Empresas pequenas possuem poucos recursos financeiros, de capital humano e de estrutura física. Por conta disso, todos os recursos disponíveis devem ser bem aproveitados.

 

Planeje antes de agir

Investir no planejamento e incentivar essa cultura dentro da empresa traz resultados. É preciso planejar antes de agir – e isso vale tanto para as pequenas ações do cotidiano quanto para as grandes tomadas de decisão dentro do negócio.

 

Acompanhe e revise as atividades internas para orientar o planejamento

É preciso identificar todos os pontos que precisam ser melhorados, em todos os níveis da empresa. Revisar as atividades internas significa buscar os pontos em que a gestão empresarial deve focar e agir.

 

Não foque apenas no operacional

O foco da pequena empresa deve estar na gestão, e não apenas na operação. Deve haver um equilíbrio entre as duas partes, afinal, quando a empresa é bem gerenciada todas as etapas operacionais fluem melhor.

 

Colete informações e mensure resultados

Mensurar os dados e analisar as ações é a base para o planejamento e desenvolvimento de novas ações. É importante saber exatamente o que acontece dentro da empresa.

 

Mantenha-se atualizado sobre ações dos concorrentes

Administrar uma empresa não significa olhar apenas para dentro dela: é preciso também um olhar para o ambiente externo, manter-se atualizado sobre o mercado. Acompanhar tendências e realizar estudos de inteligência competitiva devem fazer parte do modelo de administração.

 

Não espere que o cenário fique crítico para buscar orientação

A administração de uma pequena empresa implica na busca por resultados. Quando esses resultados não são alcançados de forma satisfatória, a busca por ajuda não deve esperar até o momento mais crítico.

O grande conselho é: ao buscar auxílio externo para administrar uma pequena empresa, busque por uma consultoria empresarial que entenda, de fato, da realidade de pequenas empresas, e seja capaz de oferecer soluções práticas conectadas ao cenário individual do seu negócio. Uma consultoria que seja capaz de oferecer soluções inovadoras (e viáveis) para o dia a dia da sua empresa pode ser o diferencial que você precisa para se destacar e crescer dentro de seu mercado!

 

como administrar uma pequena empresa

 

Quando uma pequena empresa deve optar pela consultoria?

 

Como dito anteriormente, a pequena empresa não deve esperar o momento mais crítico para buscar por uma consultoria. Melhorar o potencial competitivo, hoje, é uma demanda urgente, e fugir da estagnação deve ser uma busca viva dentro da cultura da organização.

Primeiramente, é preciso ter em mente que a consultoria organizacional destina-se às empresas (de qualquer porte) que busquem orientação para alcançar seu objetivo. Esse objetivo pode ser a solução de um problema específico existente, encontrar pontos que precisem ser melhorados em qualquer parte do fluxo, desenvolver algo novo ou até mesmo impulsionar algo positivo dentro do negócio.

O auxílio externo de uma consultoria traz para esse processo a segurança da experiência com outros projetos, e como consequência torna o caminho de aprimoramento da pequena empresa muito menos arriscado.

O momento atual, onde a conjuntura econômica se mostra pouco favorável e a concorrência está cada vez mais acirrada, abre espaço para que se busque novas práticas e processos. A exigência para que a pequena empresa, muitas vezes, repense sua estrutura, suas estratégias, sua comunicação, seu ambiente e sua atuação é motivo suficiente para que se procure por uma consultoria de transformação.

A pequena empresa que deseja prosperar nesse cenário deve estar disposta e preparada para contar com essa ajuda externa.

 

E isso vale a pena?

 

Os resultados da consultoria para empresas de pequeno porte geralmente são bastante expressivos, pois o auxílio para uma administração eficiente costuma diminuir prejuízos, agregar valor e gerar frutos graças à otimização de processos.

Ao contrário do que se pensa comumente, a consultoria não é um luxo acessível apenas para poucas empresas. A consultoria pode ser contratada por empresas de todos os portes (inclusive micro empresas); basta que a organização esteja aberta e preparada para receber a orientação externa. Além disso, existem diferentes modalidades de trabalho que podem ser aplicados de acordo com os objetivos de cada cliente.

 

Veja alguns benefícios que a consultoria organizacional pode agregar para pequenas empresas:

– Ajuda a empresa a enxergar e entender melhor o contexto em que está inserida.

– Busca soluções personalizadas para alavancar resultados.

– Encontra meios e ferramentas para melhorar a administração da pequena empresa.

– Orienta e oferece o planejamento fundamental para realizar todos os investimentos necessários.

– Designa ações de curto e longo prazo para resolver as deficiências identificadas.

– E muito mais!

 

Antes de escolher a consultoria…

 

Sabemos que, quando se ouve a respeito do trabalho de empresas de consultoria empresarial, existem muitos comentários que não são positivos, frutos de uma experiência adquirida com empresas que não alcançaram os resultados esperados ou onde o trabalho de consultoria foi mal aproveitado.

Sendo assim, a escolha por uma empresa de consultoria não pode ser feita aleatoriamente. Ainda mais para pequenas empresas que, como sabemos, sofrem um impacto muito maior quando recursos são desperdiçados com projetos que não trazem retorno.

Antes de escolher a consultoria, pesquise, converse com outros gestores, procure saber se a consultora tem experiência com outras empresas de pequeno porte, se possui uma boa carteira de clientes, se oferece uma abordagem adequada ao que sua empresa precisa, e se oferece também um serviço que contemple todas as necessidades de sua empresa.

 

Se sua empresa precisa se reinventar, conte com a Redesign!

 

A Redesign Consultoria é especialista na transformação de empresas de diferentes portes e segmentos. Somos uma empresa de consultoria que oferece uma nova proposta, um novo olhar para buscar soluções personalizadas que sejam inovadoras para o seu negócio, individualmente.

Nossa metodologia utiliza a inquietação como agente principal para motivar a criatividade e busca por novas abordagens para o seu empreendimento. Portanto, se você busca por mais do que uma tradicional consultoria, saiba mais sobre nossa empresa e como podemos ajudar você a inovar!

Se você possui dúvidas sobre como a consultoria empresarial de inovação pode ajudar sua empresa, ou se deseja receber um orçamento para a consultoria de transformação que seu negócio precisa, envie uma mensagem diretamente para nós através do nosso formulário de contato. Ficaremos feliz em respondê-lo.

Compartilhar:

Facebook Twitter LinkedIn G+