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Como melhorar a atração e retenção de talentos na sua organização

Quer saber quando e como começar a planejar e implantar ações para atração e retenção de talentos? Então, esse artigo é para você.

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
27/02/2018

Nas últimas décadas, o perfil dos trabalhadores mudou bastante. Principalmente entre a geração mais jovem, a preocupação em “construir uma carreira” dentro de uma única empresa deixou de ser o principal objetivo profissional da maioria. Desde então, a preocupação com a atração e retenção de talentos tem se tornado algo cada vez mais urgente para as empresas.

A necessidade de atrair e reter talentos se apresenta também como consequência da crise econômica e política que o país vem enfrentando. Devido à necessidade crescente de corte de custos, muitas empresas precisaram passar por grandes reestruturações em suas equipes, o que favoreceu a adoção de equipes cada vez mais enxutas. Isso sem falar da participação cada vez maior da tecnologia nos processos…

Como consequência disso, as empresas que possuem processos efetivos e bem estruturados voltados para a retenção de talentos destacam-se da concorrência. Afinal, ter uma alta rotatividade de funcionários apenas prejudica ainda mais empresas que estão sofrendo com esse cenário de incertezas e dificuldade de crescimento.

Contudo, ainda que urgente, o investimento nesse tipo de ação ainda não é algo adotado por todas as organizações.

Valorizar e investir no capital humano é o grande segredo de empresas de sucesso. Não vamos deixar de “bater nessa tecla”, pois é sempre bom lembrar: muito mais importante do que se preocupar apenas com os lucros ou com as máquinas que movimentam um negócio, é preciso reconhecer os responsáveis pelo seu funcionamento adequado. É preciso reconhecer e investir nos talentos.

 

atração e retenção de talentos

 

Como identificar os talentos da minha empresa?

 

Esse é o primeiro desafio. Para saber identificar quais são os verdadeiros talentos da empresa, o gestor precisa conhecer bem o seu corpo de funcionários.

O conhecimento dos pontos fortes e fraquezas de cada indivíduo é essencial não apenas para o momento de atribuir tarefas e cobrar resultados, mas também para reconhecer como e quando estimular cada tipo de perfil – bem como para identificar qual é a sua real contribuição para os resultados alcançados pela organização.

Recentemente publicamos um artigo sobre o intraempreendedorismo nas empresas. Nele, descrevemos como identificar esse tipo de perfil empreendedor, e como estimulá-lo e retê-lo em sua empresa. Porém, se você acredita que o intraempreendedor é o único perfil que podemos classificar como talento da empresa, você está enganado.

O “funcionário talento” pode ser aquele vendedor que supera suas metas, o líder que motiva e engaja outros colaboradores, ou mesmo o funcionário que possui expertise na sua função e compartilha o conhecimento com os outros. Os talentos relevantes para sua empresa se manifestam de muitas formas – basta estar atento para percebê-los.

 

Outras dicas para identificar talentos

– Um talento é alguém que se identifica com a missão, visão e valores da empresa.
– Ele tem potencial para crescer junto com a empresa.
– Ele tem percepção sobre o que deve ser feito, e produz cada vez melhor.
– Ele cumpre prazos e apresenta resultados com qualidade.
– Ele compartilha o que sabe.
– Ele sabe que sempre dá pra ser melhor.
– Ele busca se especializar, e ter sempre mais conhecimento.
– Ele se comunica com clareza.
– Ele supera as expectativas.

 

Quando é a hora de começar a pensar em atrair ou reter talentos?

 

Como sabemos, não são poucas as empresas que se vêem completamente absorvidas por uma rotina que oprime a criatividade e desmotiva a todos os indivíduos envolvidos. A alta rotatividade de colaboradores e a dificuldade em atrair candidatos valiosos são apenas duas consequências desse cenário.

No entanto, não é preciso esperar até que a situação fique crítica para começar a planejar e implantar ações para atração e retenção de talentos.

Veja alguns pontos que servem como sinais de alerta para começar a investir nessa demanda:

 

Situações que demandam a implantação de um programa de atração e retenção de talentos

– Alto índice de turnover (rotatividade de profissionais).
– Altos custos relativos à rotatividade de profissionais.
– Incapacidade de atrair profissionais que se encaixem no DNA da empresa.
– Profissionais desmotivados ou pouco engajados.
– Enfraquecimento do vínculo entre empresa e colaborador.
– Inexistência ou ineficiência dos planos de carreira.
– Perda do capital intelectual para a concorrência.

 

Por que me preocupar em manter funcionários de valor em minha empresa?

 

Pode parecer um questionamento simples, mas, talvez você ainda não tenha pensado no QUANTO isso é essencial para o seu negócio.

Se você ainda precisa ser convencido da relevância desse investimento, veja só alguns argumentos que descrevem como a retenção dos funcionários mais capazes e dispostos pode impactar positivamente o seu negócio:

 

Impactos da retenção de talentos

– Mais harmonia no ambiente de trabalho.
– Melhora do clima organizacional.
– Engajamento e motivação de todos os colaboradores.
– Aumento da produtividade.
– Diminuição da perda de capital intelectual.
– Economia com os custos de demissões e novas contratações.
– Economia com eventuais treinamentos.
– Aumento da credibilidade e confiança da empresa perante colaboradores.
– Transmissão de uma imagem de maior credibilidade para o mercado.
– Possibilidade de maiores investimentos em outros pontos da empresa.

 

Qual é o segredo para retenção de talentos?

 

O segredo para manter os verdadeiros talentos na sua empresa é a empatia.

Empatia é a capacidade inerente a todo ser humano de se colocar no lugar do outro. Dentro de uma organização, esse conceito é fundamental.

Ouvir e compreender as demandas dos funcionários é muito importante. As empresas devem encorajar seus colaboradores a expor suas ideias, e considerá-las de fato na hora da tomada de decisões.

O exercício da empatia ajuda na criação de um bom ambiente de trabalho, onde todos sejam ouvidos, recebam feedbacks e sejam reconhecidos pelo trabalho que desenvolvem. A partir do momento em que o colaborador tem suas necessidades atendidas, o desafio de reter funcionários fica bem mais simples.

Porém, a batalha não é ganha apenas com essa dica. Existem muitos outros pontos que merecem ser observados, como por exemplo:

 

Outras dicas para retenção de talentos

– Crie um ambiente propício para que as pessoas possam criar e experimentar mais.
– Incentive uma cultura organizacional de inovação.
– Estimule um senso de meritocracia (porém, valorizando o trabalho em equipe, e não a competição).
– Mantenha uma comunicação transparente entre empresa e colaborador.
– A liderança deve servir de exemplo.
– Não abra mão dos feedbacks (positivos e negativos).
– Valorize o indivíduo e respeite as diferenças que somam.
– Estabeleça planos de carreira concretos e praticáveis.
– Tenha ferramentas para medir o nível de engajamento dos funcionários.
– Invista em palestras e workshops personalizados, voltados para motivação e engajamento.
– Invista em capacitação e treinamento.
– Conceda benefícios (de preferência superiores ao da concorrência).
– Desafie e dê novas oportunidades de trabalho.

 

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É importante destacar que, mais do que um desafio para o setor de RH, a retenção de talentos deve ser uma preocupação de gestores e líderes de equipes. Por isso, esse desafio pode e deve ser encarado com a orientação de uma consultoria de negócios especializada no desenvolvimento humano/institucional.

A Redesign Consultoria acredita que ser melhor significa fazer o outro melhor; por isso, é a consultoria certa para alavancar a sua empresa, transformando e inovando ao apostar no principal capital do seu negócio: o capital humano!

Lembre-se: talentos são movidos pela possibilidade de crescer junto com a empresa. Portanto, comece a investir hoje na alavancagem do seu negócio!

Gostou das dicas? Continue navegando pelo nosso site, e saiba mais sobre a consultoria de transformação e tudo o que ela pode fazer por você e pela sua empresa.