Blog

Propósito corporativo

Entenda o diferencial de se ter um propósito bem estabelecido para você e seus colaboradores. Veja os benefícios que ele pode trazer para sua empresa!

Por Redesign Consultoria
26/03/2017

Você já parou para se perguntar o verdadeiro significado da palavra PROPÓSITO? Existem diversos ângulos a serem vistos em face a esta premissa. Porém o que mais satisfaz esse resposta é simples: “busca incessante por um objetivo maior”. Podemos observar que, a cada dia mais, vemos a chamada geração “Y” focada em atingir objetivos que os realmente satisfazem e em uma velocidade surpreendente, que antes não era captada. Isso se deu através de um “despertar” de buscar o que realmente interessa.

 

Ainda sobre propósito…

Este “fundamento” nasce com o ser, pode não ser descoberto em um primeiro momento mas certamente aos poucos virá a ser descoberto de acordo com desejos e necessidades. Ao longo de nossa fase de crescimento, encontramos agentes terceiros (pais, professores, amigos e outros) que serão de suma importância para a estruturação deste grande objetivos que iremos procurar obstinadamente até os útimos dias de nossa vida, mesmo que não o encontremos.

caminhar com um propósito

 

O propósito corporativo

Lendo assim parece fácil descrever o que é esse tal de “propósito corporativo”, pois bem, adianto que simples não é. Porem não é esse monstro de 7 cabeças que é pintado por muitos por aí. O propósito de uma empresa pode ser visto como um desejo secundário de uma pessoa, que pensado, planejado e arquitetado; se expressa na “missão, visão e valores” de uma corporação.

Toda esta atmosfera cultural de uma empresa, deve ser passada do gestor ao colaborador. Cada área de uma organização funciona como uma célula pertencente de um grande organismo, com cada área destinada a um pequeno propósito que somados a todos servindo a um propósito maior.

 

Como identificar e trabalhar esse propósito?

Organização é a junção de um grupo de pessoas com o mesmo objetivo ou propósito final, as palavras chave desta frase são pessoas, objetivo e propósito. Quando se quer com seu propósito transformar algo, pessoas, mercado e outros, deve-se pensar que a transformação parte de dentro para fora e não o contrário. Cabe ao gestor com ajuda de especialistas alocar o capital humano presente em sua organização para os locais em que pertencentes de sua empresa.

Depois deste passo nos deparamos com a nossa primeira dificuldade. “Como alcançar este objetivo?”. Parece simples, porém não tão simples assim. Primeiro passo a ser tomado: clareza, identificar qual real objetivo a ser percorrido e logo depois organizar este caminho. Em seguida, fragmente este objetivo em peças menores para que não fiquemos perdidos ao longo do caminho.

Dificuldades surgirão para colocar a prova todo o seu planejamento. É nessa hora que devemos estar estabilizados em nosso plano para que o cansaço não nos vença e faça com que desistamos de nosso objetivo.

 

Como a Redesign pode atuar no seu propósito corporativo?

Existe fórmula milagrosa para atingir os objetivos estipulados no seu propósito? Não. Existe planejamento, necessidade de engajamento e muita vontade. Porém, com a ajuda de um profissional esse processo fica facilitado e com ações direcionadas de modo a aumentar a eficácia delas, acelerando os resultados esperados. Ou seja, sim, nós podemos colaborar com seu propósito! Entre em contato conosco e em breve um de nossos consultores lhe retornará!

 

Compartilhar:

Facebook Twitter LinkedIn G+