Blog

Dicas para organizar um plano de ação para sua empresa em 2018

Que tal conhecer algumas dicas para montar um plano de ação empresarial eficiente para começar o novo ano com o pé direito? Veja em nosso artigo como não errar nesse planejamento!

Por Redesign Consultoria
16/12/2017

O plano de ação empresarial é uma das ferramentas mais eficientes e mais simples para o planejamento e acompanhamento de atividades dentro de uma organização. Trata-se de um documento que resume o trabalho necessário para atingimento de um resultado desejado, ou resolução de problemas, dentro de um tempo definido.

Definir um plano de ação anualmente é uma estratégia adotada por empresas que desejam definir suas diretrizes, objetivos e metas para sua sobrevivência no mercado. Certamente esse plano poderá ser revisado ao longo do ano, devido à dinamicidade do próprio mercado, mudanças de comportamento de consumidores e concorrentes, aspectos políticos e econômicos, dentre outros tantos exemplos que realmente não podem ser previstos dentro de um plano estático. É claro que, ainda assim, isso não diminui a importância desse planejamento.

Quando um novo ano se inicia, costumamos encará-lo como uma oportunidade para novas conquistas. É um momento propício para refletir sobre o que passou, nossos erros e acertos, e pensar no que pode ser melhor para o futuro. É assim para nossa vida pessoal, e é assim também para a empresa.

Sendo assim, que tal conhecer algumas dicas para montar um plano de ação empresarial eficiente para começar o novo ano com o pé direito? Continue lendo nosso artigo, e descubra também como não errar nesse planejamento!

ação para alcançar objetivos

 

Dicas para um plano de ação transformador

 

Saiba claramente onde você quer chegar

Dúvidas, incertezas e objetivos mal definidos são inimigos de um bom plano, assim como a falta de transmissão dessa informação.

É importante que todos os envolvidos nas etapas definidas no plano de ação estejam cientes de seu papel para que a empresa alcance tudo o que planejou para o ano.

 

Crie metas mensuráveis

Acompanhar os resultados de cada etapa e corrigir os desvios é essencial para o alcance de todos os objetivos do plano de ação. Por isso, definir metas que permitam visualizar o que foi realizado é essencial.

 

Divida os grandes objetivos em objetivos menores

Sempre que um objetivo parecer grande ou difícil demais, “quebre-o” em tarefas menores e mais gerenciáveis. Isso facilita o acompanhamento do plano e ajudará a mantê-lo atualizado.

 

Crie uma apresentação visual do plano de ação empresarial

Depois de definir cada etapa do plano, é importante criar algum tipo de representação visual para facilitar o engajamento de toda equipe, que poderá acompanhar o cronograma e andamento do plano ao longo do ano.

 

Conheça e acompanhe a velocidade das mudanças no mercado e na própria empresa

Como dissemos anteriormente, traçar um plano de ação para um ano inteiro não é algo simples, devido à influência de diversos fatores externos e internos que são difíceis de se prever.

Por isso, é importante que o responsável pelo plano de ação tenha um histórico ou experiência para reconhecer a velocidade com que a empresa vivencia qualquer tipo de disrupção. Só assim será possível traçar um planejamento eficiente, pautado em ações de curto ou longo prazo, dependendo do cenário da empresa.

 

Tenha disciplina

Não adianta nada traçar um cronograma de ações, planejar todos os passos, e não ter disciplina para cumpri-los. Sabemos que muitas vezes a rotina dentro de uma empresa é desgastante, mas a única maneira de obter resultados positivos é mantendo-se fiel ao que foi estabelecido.

 

O que deve ser evitado no desenvolvimento de um plano de ação?

 

– Quantidade excessiva de tarefas em um período de tempo que não seja adequado para a realização de todas elas.
– Ansiedade de conseguir resultados imediatos.
– Acompanhamento pouco frequente do alcance dos objetivos do plano.
– Esperar até que a situação fique crítica para fazer um replanejamento.
– Atribuição de tarefas a funcionários que não sejam habilidosos ou não tenham experiência para realizar a tarefa que lhes foi solicitada. É preciso escolher as pessoas certas para realizar cada etapa específica do plano.

Sabemos que muitas vezes gestores ficam envolvidos demais na rotina da empresa, o que dificulta o acompanhamento adequado ou mesmo a busca por soluções rápidas para imprevistos que porventura possam acontecer durante a execução do plano de ação empresarial. Diante desse cenário, a consultoria empresarial se apresenta como a melhor solução para orientar e acompanhar a execução do plano.

 

Precisa de orientação para traçar um plano de ação empresarial?

 

O plano de ação empresarial está relacionado ao planejamento estratégico empresarial. Esse planejamento é um fator determinante para a transformação de uma empresa, e também para sua manutenção.

Talvez sua empresa já tenha passado pela experiência negativa de não alcançar os resultados planejados anteriormente, seja por uma falha durante o processo de planejamento ou por não aliar o planejamento a ações imediatas. Esse tipo de situação não é incomum, e geralmente é responsável pelo surgimento de um sentimento de desânimo e insatisfação dentro da empresa – que deve ser combatido para que ela consiga se reerguer!

Por isso, definir e pôr em prática um plano de ação empresarial eficiente e satisfatório é vital para toda empresa que deseja superar desafios em um novo ano que se inicia. E a Redesign Consultoria está preparada para orientar sua empresa a alavancar seus negócios!

Pergunte-nos como podemos ajudá-lo através do nosso formulário de contato, e comece hoje a mudar os rumos do seu empreendimento.

Compartilhar:

Facebook Twitter LinkedIn G+