Blog

Planejamento estratégico empresarial como fator de transformação

O planejamento estratégico empresarial é uma ferramenta fundamental para a transformação de uma empresa. Quer saber por que? Veja em nosso artigo!

Por Redesign Consultoria
15/10/2017

Planejamento estratégico empresarial é uma expressão que gera muita dor de cabeça para alguns empreendedores. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, planejar estrategicamente exige alguns passos simples, que podem ser seguidos por qualquer empresa, independente de seu porte ou ramo de mercado. Isso significa dizer que não existe empresa que não possa se beneficiar com a definição de um bom plano estratégico.

O caminho mais curto entre você, empreendedor, e os objetivos de sua empresa é o planejamento. Afinal, planejar irá ajudar a sua empresa a crescer de forma mais estruturada e seguindo o rumo certo!

Entretanto, diante do cenário altamente dinâmico que temos hoje, pensar no planejamento estratégico empresarial pautado em metodologias arcaicas, limitadas, presas a manuais, torna a tarefa de planejar muito distante da vida real e, consequentemente, mais suscetível a um sentimento coletivo de frustração dentro das empresas.

É por isso que neste artigo nós não iremos tentar criar um “roteiro” ou um “passo a passo para que você possa criar o seu próprio planejamento estratégico empresarial”. Aqui nós iremos discutir a relevância do planejamento empresarial, e como ele pode ser um fator determinante para a transformação da sua empresa.

 

Então, o planejamento estratégico empresarial não é mais algo atual?

 

É sim, e é essencial para toda empresa que deseja inovar!

Para atingir qualquer objetivo, antes de mais nada é preciso saber o que e como alcançar. Planejar significa sonhar com o futuro e torná-lo tangível através de mudanças no presente.

Porém, o empreendedor precisa ter consciência de que o planejamento não deve afastá-lo da realidade da empresa. Muitas vezes, gasta-se muita energia e horas correndo atrás de dados e informações para nortear o planejamento estratégico empresarial e, quando esse processo termina, o cenário da empresa já é outro. Ou ainda pior, depois de passar meses dedicando-se apenas ao planejamento, a empresa simplesmente volta à rotina normal sem executar nenhuma mudança, e só depois de um tempo recordam-se de monitorar os resultados (inexistentes, nesse caso). Esse tipo de coisa acontece com mais frequência do que se imagina.

Por esse motivo, queremos reforçar a seguinte recomendação: planejamento estratégico deve sempre estar alinhado a ações. Não basta apenas planejar, é preciso EXECUTAR.

 

Planejamento e ação são os pilares da alavancagem de uma empresa!

planejamento estratégico empresarial transformador

 

Para sair de um cenário de estagnação, o planejamento estratégico empresarial é uma ferramenta da qual não se deve abrir mão. Aliar a consultoria de transformação a esse esforço é o segredo para aumentar a eficácia das ações desenvolvidas durante esse processo, e assim encontrar o melhor caminho para reestruturar, repensar, ou reinventar completamente um negócio.

Uma dica importante para ajudar a manter a rota e garantir que todas as ações planejadas estão sendo cumpridas é estabelecer metas para cada etapa que for executada. Definir essas métricas é importante para medir os resultados, por isso, é vital que elas sejam correspondentes à realidade da empresa.

Durante o planejamento e execução do plano empresarial (fruto do planejamento estratégico), é necessário observar também o respeito aos valores e missão da empresa. Eles devem nortear toda a estratégia traçada para atingir cada meta até chegar ao objetivo final.

 

E qual é a hora certa para começar (ou recomeçar) a planejar?

 

Muitos empreendedores acham que existe um período específico no ano para começar a fazer seu planejamento, mas, na verdade, isso vai depender muito do ciclo da empresa.

Por exemplo: sua empresa irá se concentrar em ações de longo prazo durante o planejamento estratégico empresarial? Ou serão ações de curto prazo, devido a velocidade com que a empresa vivencia qualquer tipo de disrupção? O segredo é realizar o planejamento com a mesma velocidade, acompanhando as mudanças de cenário do mercado e da própria empresa.

 

Que tal começar a transformar sua empresa hoje mesmo?

 

Talvez sua empresa já tenha passado pela experiência de planejar e não alcançar os resultados esperados (seja por uma falha durante o processo de planejamento, ou por não aliar o planejamento a ações com um timing correto), ou talvez você esteja abrindo uma nova empresa e não saiba por onde começar. Seja qual for o seu cenário atual, a Redesign Consultoria está pronta para te ajudar!

Nosso maior desejo é ajudar empresas a se reerguerem, se reinventarem, inovarem dentro de seu mercado, agindo como uma verdadeira célula de transformação dentro de um empreendimento. Por isso, oferecemos desde palestras e treinamentos voltados para o planejamento empresarial, quanto projetos de imersão (diagnóstico organizacional), consultoria empresarial, e até mesmo projetos personalizados.

Se você quer saber mais sobre o que a Redesign Consultoria pode fazer pela sua empresa, entre em contato diretamente conosco através do nosso site e comece agora mesmo a planejar um novo futuro para o seu empreendimento!

Compartilhar:

Facebook Twitter LinkedIn G+