Blog

O novo modelo de gestão inovadora

Entenda melhor o que é a gestão inovadora e o que é preciso para implementá-la na sua organização.

Por Redesign Consultoria
21/03/2017

Em pleno século XXI não é mais vantajoso se manter nos padrões das escolas tradicionais de administração. Se diferenciar, buscar novas soluções para antigos e novos problemas é essencial para sobreviver nesse mercado capitalista cada vez mais competitivo. Ser inovador na atualidade é praticamente uma exigência para alcançar o sucesso na gestão de pessoas e processos. Ser criativo e engajado são características essenciais para qualquer líder inovador.

 

gestão inovadora

 

Gestão inovadora, do quê se trata?

Um dos conceitos mais difíceis de tangibilizar é o da inovação. Sua definição acadêmica e mercadológica divergem em muitos aspectos. Porém, pode-se dizer que a gestão inovadora é o novo modelo de gestão que visa a melhoria na eficiência gestora com a introdução de novas práticas, em geral.

 

Aonde uma gestão inovadora pode falhar?

É possível que essa solução do modelo de gerir falhe se a cultura e a estratégia da empresa não estiverem alinhadas com este modelo de administrar. Para que haja aceitação e a correta aplicação de soluções inovadoras, é preciso que essas características estejam alinhadas às características do DNA organizacional.

Não basta só investir em inovação, é preciso valorizar o que já vem de dentro da instituição. Não há limitações para propostas inovadoras, elas podem vir do topo da cadeia de comando e também do chão de fábrica.

 

O que é preciso para gerir inovações em uma organização?

Existem basicamente 4 pilares no processo de implementação de uma gestão da inovação. São eles: pessoas (capacitação e adequação de times), estratégia (foco e clareza nos desdobramentos), processos (efetividade e eficácia) e recursos (disponibilidades e adequação aos objetivos das organizações).

É preciso primeiro entender como as ideias inovadoras são capazes de  impactar no aumento de competitividade do negócio, o aumento de produtividade e redução de custos.

Em seguida, é preciso criar , experimentar, implementar e monitorar ações na empresa com base em critérios técnicos palpáveis, ou seja, financeiros, mercadológicos e de sustentabilidade e assimilar técnicas de gerenciamento de projetos.

 

Ficou curioso(a) para saber mais sobre gestão inovadora e como implementá-la em seu negócio?

A Redesign Consultoria é uma empresa que tem em sua cultura uma gestão inovadora e que pode te ajudar a implementá-la na sua empresa também. Preencha nosso formulário e nossos consultores entrarão em contato com você em breve!

Compartilhar:

Facebook Twitter LinkedIn G+