Blog

Como criar um modelo de negócio inovador

Que tal começar a organizar um modelo de negócio inovador para sua empresa? Nós compartilhamos algumas dicas preciosas. Veja!

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
20/01/2018

Inovação é a principal ambição de empresas que esperam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. Essa não é apenas “uma palavra que está na moda”, mas sim uma verdadeira necessidade para qualquer negócio que deseje se manter lucrativo e vencer os desafios que se apresentam em seu dia a dia. Por isso, hoje o apelo para a adoção de um modelo de negócio inovador é algo tão urgente.

Quando falamos em um modelo de negócio inovador, nos referimos à inovação que permite o desapego dos antigos moldes com os quais os processos de uma empresa eram realizados até então. Essa é uma mudança de mentalidade que deve ser cultivada em cada pessoa que faz parte do empreendimento, e é um esforço diário, a longo prazo, que traz bons resultados quando implantado de forma correta.

É importante deixarmos claro que a inovação não se restringe a empresas de tecnologia ou processos tecnológicos. Ela pode fazer parte da rotina de qualquer empresa, de qualquer setor, pois todo tipo de negócio consegue aplicar processos e práticas inovadoras em seu dia a dia. E, dentro de cada empresa, qualquer pessoa pode ser também uma célula de inovação.

Nós, da Redesing Consultoria, somos apaixonados por ajudar empresas a se tornarem mais inovadoras. Por isso, preparamos esse artigo especial com algumas dicas que irão ajudar a todos aqueles que desejam investir em um modelo de negócio inovador, ou que simplesmente desejam transformar o negócio que já possuem através da inovação. Quer saber como? Então, continue lendo!

 

como começar um negócio

 

Por onde começar?

 

O modelo de negócios de uma empresa está diretamente ligado ao cliente, à forma como esse negócio cria valor para todos os seus principais públicos de interesse, de maneira a suprir todas as suas necessidades. Porém, o modelo de negócios também abrange os processos e recursos necessários para cumprir com essa proposta de valor.

Para começar a inovar em negócios é preciso encontrar soluções para todos os desafios que se apresentem na rotina empresarial – soluções essas que precisam não apenas ser criativas, como também ter algum valor agregado.

Essa pode parecer uma tarefa não tão simples, sobretudo para empresas que já se encontram em um cenário de estagnação, sem resultados positivos há algum tempo. A rotina empresarial costuma ser um fator complicador para empreendedores e gestores, que precisam ser os primeiros a permitir a adoção de uma postura inovadora na empresa.

Por isso costumamos dizer que a consultoria empresarial de transformação é uma aliada fundamental para empresas que desejam inovar com criatividade e alavancar o negócio. Buscar por esse serviço é o primeiro passo para encontrar o melhor caminho para uma empresa e, assim, transformar a sua realidade.

 

Os segredos para criar modelos de negócio mais inovadores

 

Antes de compartilhar algumas dicas práticas para criar um modelo de negócio inovador, vamos compartilhar três segredos para ajudar o empreendedor a planejar e agir de uma nova maneira em seu negócio.

São três conceitos, que devem ser entendidos como valores centrais. O primeiro é a Empatia, o segundo é a Colaboração, e o terceiro é a Experimentação. Vamos falar mais sobre cada um deles:

 

Empatia

Dentro de um empreendimento, a Empatia representa um entendimento profundo sobre as reais necessidades dos clientes, e potencializa a capacidade de escutá-los de forma ativa.

Embora não seja uma tarefa simples, se colocar no lugar do outro acelera a resolução de problemas, pois através disso nos tornamos capazes de conectar com mais facilidade uma solução à necessidade/problema do cliente.

 

Colaboração

A Colaboração envolve a interação entre pessoas, colegas, empregados, toda uma rede de conexões. Para começar a adotar um modelo de negócio mais inovador, é preciso acreditar no poder dessa rede conexões, e no valor dessas relações.

 

Experimentação

Por último, a Experimentação envolve a criação de algo tangível com o qual seus clientes possam se relacionar, onde possam ser feitos testes antes de tornar um projeto ou produto concreto, e onde o empreendedor possa colher informações sobre os êxitos e falhas de maneira controlada. A Experimentação é baseada em testes e ações, e é essencial para o começo de qualquer projeto inovador.

 

dicas para montar um modelo de negócio inovador

 

4 dicas para montar seu modelo de negócio inovador

 

Para finalizar esse artigo, separamos as quatro principais dicas para implementar um modelo de negócio que priorize a inovação. Veja a seguir:

 

1) Repense os processos

Mudar pode parecer desconfortável, mas é fundamental que haja uma reflexão a respeito dos processos da empresa. Pergunte-se: como os processos atuais podem ser melhorados? Como podemos agregar mais valor ao que entregamos hoje ao mercado? Como podemos fazer melhor, em menos tempo, com um investimento melhor?

 

2) Reavalie a oferta de produtos ou serviços

Como dissemos, inovar requer que se tenha um novo olhar sobre as ofertas levadas ao mercado. Isso está diretamente ligado à identificação de oportunidades. Pergunte-se: nossos produtos ou serviços podem ser melhorados? Podemos entregá-los com mais qualidade? Ou mais rapidez?

 

3) Conheça realmente seu nicho de mercado

Pode parecer simples, mas a empresa que deseja inovar em seu modelo de negócio precisa conhecer seus atuais e potenciais clientes. É preciso identificar quando é preciso adaptar suas ofertas, seu atendimento ou até mesmo sua comunicação com o consumidor final. Pergunte-se: seria interessante começar a buscar outros segmentos de mercado? O relacionamento entre a empresa e o consumidor está sendo inteligente e criativo?

 

4) Estabeleça uma cultura de inovação

A cultura de inovação exige estímulo. É preciso criar um ambiente onde as pessoas sejam encorajadas a trazer novas ideias, onde haja troca de conhecimento, e onde todos entendam o quanto o projeto de inovação é importante para o futuro da empresa. Para isso, é indicado o investimento em palestras, treinamentos e workshops que incentivem a criatividade e valorizem a inovação. Lembrando que o estabelecimento da cultura de inovação é, na verdade, um trabalho diário.

 

Ainda possui dúvidas sobre como implementar a inovação de maneira eficaz no seu negócio? Envie sua pergunta diretamente pra gente através do formulário de contato, e nós vamos ajudar o seu negócio a se destacar da concorrência e encantar cada vez mais seus clientes!

Compartilhar:

Facebook Twitter LinkedIn G+