Blog

Definindo identidade e propósito através da missão, visão e valores

Você conhece a importância de transmitir a missão, visão e valores da sua empresa? Leia nosso artigo e comece a usar todos estes conceitos como impulsionadores do seu sucesso!

Por Redesign Consultoria
25/11/2017

Você é daqueles que acredita que missão, visão e valores devem ser definidos apenas quando a empresa está começando? Ou que esse conjunto de “mandamentos” não passa de um clichê de pouca importância? Bom, então está na hora de mudar esse pensamento e começar a usar esses três conceitos como impulsionadores do sucesso de sua empresa!

Primeiramente, vamos deixar claro que a definição da missão, visão e valores é muito importante para embasar estratégias e ações com propósito. Esse conjunto serve como um guia e ao mesmo tempo como um verdadeiro alicerce, um componente estrutural fundamental para fazer com que a empresa chegue onde quer chegar.

Se sua empresa não possui uma identidade bem definida, é bem provável que ela esteja seguindo “sem rumo”. Algumas consequências disso são a estagnação, desmotivação, prejuízos… Estes são sinais vermelhos para empresas que pretendem se manter competitivas dentro de um mercado que vive transformações constantes.

definindo a identidade empresarial

 

A importância da identidade organizacional

 

Cada empresa tem suas características próprias. Por essa razão, é imprescindível que o conjunto formado por missão, visão e valores seja bem definido e compartilhado com todos aqueles que fazem parte da organização. O motivo? Fortalecer a identidade organizacional.

Até mesmo quando falamos em planejamento estratégico, um dos primeiros passos certamente é definir essa identidade. Isso significa dizer que não é possível sequer começar a planejar o futuro do empreendimento sem que haja uma correta compreensão do que a empresa acredita, objetiva e tem a oferecer para a sociedade.

A identidade organizacional é o DNA da empresa. Quando não é bem definida, a empresa perde a oportunidade de pautar suas ações em cima de um propósito corporativo claro. E quando deixa de ser pertinente e vivenciada por todos dentro da empresa, essa identidade acaba se perdendo e caindo no esquecimento. Nesse momento, é necessário uma renovação.

 

A relação entre missão, visão, valores e o propósito corporativo

 

Estes conceitos estão intimamente relacionados, pois o propósito corporativo se expressa na missão, visão e valores de uma organização. Ambos fazem parte da atmosfera cultural da empresa.

O propósito corporativo é uma verdadeira bússola para um negócio. É ele que rege todas as ações planejadas para alcançar cada pequeno objetivo da empresa e, por isso, é importante identificá-lo e transmiti-lo através dessa tríade da identidade organizacional.

Se você quer saber mais sobre propósito corporativo, clique no link e veja um artigo de nosso blog que trata mais sobre este assunto.

 

definindo o propósito corporativo

 

Como definir missão, visão e valores de uma empresa?

 

Existem muitos manuais para orientar a definição da missão, da visão e dos valores de uma empresa. Alguns sugerem que se comece definindo uma missão, outros sugerem que se comece pela visão… Mas, não é nossa intenção reproduzir o que dizem os manuais de administração. Por isso, vamos citar apenas algumas dicas pontuais para orientar a definição deste importante conjunto que irá guiar a identidade da empresa:

 

Dica 1

Busque sempre por simplicidade e clareza. Isso evitará interpretações erradas sobre o que realmente o seu negócio acredita e quer passar para seus colaboradores, parceiros e concorrentes.

 

Dica 2

Ao definir a missão, não pense apenas nos clientes ou colaboradores. Pense no que sua empresa pretende oferecer à sociedade como um todo. Pergunte-se: o que minha empresa tem a oferecer para todas as pessoas?

 

Dica 3

Os valores da empresa devem servir como um guia para o comportamento e atitudes dos colaboradores. Portanto, devem ser valores éticos pelos quais todos dentro da empresa devem ser cobrados.

 

Dica 4

Mais do que frases bonitas para serem penduradas em um quadro na parede, esse conjunto precisa ser vivenciado no dia a dia da empresa.

 

Dica 5

Por último, um ponto crucial: missão, visão e valores devem ser comunicados. Não é uma informação que deve permanecer dentro da sala de gestão, ou ser apresentada apenas durante reuniões extraordinárias: a identidade organizacional deve ser comunicada para que possa ser vivenciada.

 

A Redesign pode ajudar sua empresa a construir uma nova identidade

 

Se sua empresa ainda não possui uma missão, visão e valores, ou não possui uma forte identidade organizacional, nunca é tarde para rever e se reestruturar.

Vale lembrar que nem a missão, nem a visão ou valores de uma empresa estão “escritos em pedra”. Sempre que necessário, a empresa deve reavaliá-los, e este é um importante aspecto de transformação interna – não apenas para motivar os colaboradores, mas também para transmitir ao mercado, clientes e sociedade exatamente o que a empresa acredita e tem a oferecer.

A consultoria de transformação pode ser a célula de mudança que um negócio precisa para resgatar ou renovar sua identidade, redefinindo seus objetivos, motivando e aumentando sua capacidade inovativa. Afinal, dentro de um cenário desmotivador, um olhar externo e especializado certamente é a melhor opção para fugir dessa realidade.

Se você quer saber mais sobre como a consultoria empresarial pode ajudar empresas a se reestruturem, construindo uma sólida identidade e definindo um caminho a ser trilhado com um propósito, entre em contato conosco.

Nós da Redesign Consultoria somos especialistas em transformar empresas. Que tal começar a alavancar o seu negócio a partir de hoje?

Compartilhar:

Facebook Twitter LinkedIn G+