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Como medir o sucesso da empresa através dos indicadores de desempenho

Quer saber como usar e quais são os indicadores de desempenho organizacional essenciais para acompanhar a performance da empresa? Veja em nosso artigo!

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
23/12/2017

Os indicadores de desempenho organizacional, também chamados de KPIs (sigla em inglês para “key performance indicator”), são ferramentas de gestão essenciais para acompanhar metas, comparar dados para identificar melhoria ou piora em relação a períodos passados, dentre outras funções importantes para avaliar a performance da empresa. Isso significa que seu acompanhamento é importante não apenas para analisar os resultados, mas também para avaliar se a empresa caminha rumo ao objetivo traçado em seu planejamento estratégico.

Assim como o diagnóstico empresarial, os indicadores de desempenho são aliados na hora de identificar possíveis falhas que comprometam os resultados da empresa. Por isso, são fundamentais para ajudar a aprimorar processos de trabalho e obter uma base sólida para implementar ações mais assertivas.

Identificar quais são os indicadores de desempenho mais relevantes para um negócio pode ser um desafio para o gestor; contudo, o ideal é que ele não perca tempo acompanhando aqueles que são menos importantes para o seu empreendimento. Afinal, o segredo para atingir os melhores resultados está em otimizar o uso do seu tempo.

Existem diversos indicadores de desempenho organizacional, que podem ser organizados por categorias. Por isso, a Redesign Consultoria preparou uma lista com algumas delas. Continue lendo, e identifique o conjunto de indicadores certos para identificar a efetividade da sua estratégia de negócios!

 

os melhores indicadores de desempenho para empresas

 

6 indicadores de desempenho organizacional

 

1) Indicadores de lucratividade

Apesar desse ser o tipo de indicador que mais preocupa a grande maioria dos empreendedores, não é incomum vermos casos onde os resultados da empresa são positivos, mas o dinheiro não sobra. Por que isso acontece? Porque os gestores se preocupam mais em acompanhar o faturamento ao invés do lucro.

A mensuração do lucro deve ser bem feita para identificar problemas em diversos estágios do processo de venda, ou mesmo dentro de setores dentro da empresa. O cálculo do percentual de lucro pode dizer muito sobre quais ações podem ser tomadas para melhorar os resultados, e é uma boa prática comparar a lucratividade da empresa à lucratividade média do mercado.

 

2) Indicadores estratégicos

Esses indicadores são utilizados antes de os resultados terem sido produzidos, pois são voltados para a fase de definição do planejamento estratégico da empresa.

Ou seja, através deles é possível mensurar os resultados atuais da empresa, comparando aos objetivos definidos previamente, e visualizando com maior precisão a distância entre o cenário atual e o cenário previsto.

 

3) Indicadores de qualidade ou de desempenho de processos

Esses indicadores estão ligados ao processo produtivo, seus padrões, tendo como objetivo principal identificar se todas as atividades executadas estão dentro do que foi estabelecido como ideal ou aceitável.

Alguns desses indicadores são:

– Capacidade produtiva em determinado período;
– Produtividade de cada colaborador dentro do mesmo período;
– Qualidade do produto final;
– Índice de rotatividade dos colaboradores;
– Verificação do desempenho logístico;
– Dentre outros aspectos relativos aos processos.

 

4) Indicadores de satisfação de clientes

Através de pesquisas com consumidores é possível identificar o seu nível de satisfação em relação aos produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio. Hoje em dia é comum que isso seja feito através de questionários online, ou mesmo através da mensuração do engajamento nas redes sociais.

Existem empresas especializadas em fornecer esse tipo de análise, e é altamente recomendado que se busque um serviço profissional para fornecer esse termômetro dos clientes.

Se você deseja saber o que seus clientes pensam sobre sua marca ou seus produtos, e em concomitância aliar esse conhecimento a um planejamento de ações que possam trazer ainda mais resultado para sua empresa, busque pela orientação de uma consultoria empresarial completa, como a Redesign. Nós temos experiência com pesquisa de satisfação de clientes, cliente oculto, dentre outros serviços relacionados aos indicadores de qualidade de atendimento e satisfação do cliente.

 

5) Indicadores de desempenho de gestão de projetos

Esse tipo de indicador é essencial para avaliar a eficiência do projeto em relação aos custos, ou avaliar se o retorno do investimento foi positivo. Assim a empresa consegue avaliar se vale a pena continuar investindo naquele projeto, por exemplo.

 

6) Indicadores de desempenho financeiro

Os indicadores de lucratividade poderiam ser incluídos nessa categoria, porém, vamos listar outros fatores que merecem atenção na hora de mensurar o desempenho financeiro:

– taxa de sucesso de vendas: indica o percentual de vendas concretizadas em relação a quantidade de negociações realizadas.
– custos: apesar de necessários para o funcionamento da empresa, o monitoramento dos custos é vital para evitar erros que comprometam a lucratividade da empresa.
– faturamento: esse indicador também é voltado para a avaliação de desempenho do setor de vendas, e auxilia na identificação de erros e oportunidades desse setor.

 

Como saber se sua empresa está no caminho certo para o sucesso?

 

A coleta de dados e informações é uma tarefa de gestão fundamental para avaliar a saúde da empresa. Contudo, sabemos que a realidade do dia a dia de um líder ou empreendedor pode acabar impedindo que ele mesmo seja capaz de colher e analisar essas informações. Principalmente nesse cenário, a consultoria para empresas se apresenta como uma verdadeira solução no desenvolvimento da empresa, lutando contra estagnação dos resultados, inovando em ações do dia a dia e melhorando a valorização da marca!

Se você precisa de orientação para identificar, por exemplo, quais são os indicadores de desempenho organizacional mais relevantes para sua empresa, como montar um plano de ação empresarial, ou até mesmo desenvolver um projeto sob medida, nós podemos te ajudar! Através de um projeto de imersão nós seremos capazes de mergulhar no seu negócio para identificar todas as suas necessidades, e assim propor melhorias e o melhor método de acompanhamento.

Nós da Redesign Consultoria acreditamos que, juntos, podemos trazer mais resultados para sua empresa através da implementação de soluções focadas em ações inovadoras e melhorias continua. Quer saber como? Envia uma mensagem pra gente!