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Gestão de equipes: como liderar uma equipe que veste a camisa

Manter uma equipe motivada é o principal desafio da gestão de equipes atualmente. Quer saber algumas dicas para liderar melhor uma equipe? Confira!

Por Redesign Consultoria
28/12/2017

Manter uma equipe motivada é o principal desafio da gestão de equipes atualmente; mas ser um bom líder, muitas vezes, exige um pouco mais do que isso.

Alguns líderes acreditam que a liderança não tem mistérios – ou é um dom, ou algo que surge unicamente da experiência, e por isso acabam cometendo erros óbvios de atuação que comprometem os níveis de produção da empresa como um todo. Por isso, ainda hoje falar sobre como liderar uma equipe é muito pertinente.

Por mais que você se considere um bom líder, você há de convir que o aprimoramento da inteligência emocional é algo a ser trabalhado constantemente, certo? Afinal, somos confrontados com novos desafios em nossas relações pessoais e corporativas todos os dias. Sendo assim, a Redesign Consultoria preparou algumas dicas para ajudar a tornar o gerenciamento de equipes uma ferramenta que faz a diferença na hora de colher os resultados da sua equipe. Continue lendo!

 

Como liderar uma equipe que veste a camisa

 

Empatia é a palavra-chave desse processo. Engajamento, troca de experiências e inspiração são os motores de uma equipe preparada para enfrentar desafios com motivação. Porém, nem sempre essa é uma tarefa simples de ser implementada no dia a dia, principalmente quando toda a empresa está mergulhada em um sentimento de insatisfação em relação aos resultados.

É preciso enxergar oportunidades e pensar com criatividade em maneiras de tornar toda a equipe comprometida com a inovação. Uma boa maneira de trabalhar essa motivação é através de palestras, treinamentos e workshops, sobretudo voltados para germinar a ideia de mudança e fuga da estagnação.
Em nosso blog você poderá ler mais sobre a importância dos treinamentos para toda a equipe, pois temos um artigo que fala sobre mitos e verdades sobre o treinamento e desenvolvimento de pessoas, que destaca os principais pensamentos errôneos sobre essa questão.

Mas, temos ainda outras dicas para a gestão de equipes que podem ajudar você a mudar a realidade da sua equipe hoje mesmo. Veja:

 

como manter uma equipe engajada

 

Valorize a empatia

Como dissemos antes, a empatia é a melhor aliada da gestão de equipes, por isso vale o destaque. Jamais se esqueça que seus colaboradores são seres humanos. Criar vínculos, criar meios para favorecer o diálogo e escutar a opinião dos membros da equipe é essencial.

Lembre-se que o principal capital da empresa é o capital humano. A empatia é um exercício diário onde sentimos como o outro.

 

Seja transparente em suas palavras e ações

Você já deve ter ouvido que o líder é o “exemplo” dentro de uma organização, não é verdade? Ele é a figura mais importante para criar e manter o engajamento da equipe, pois é impossível existir um time comprometido se o ambiente e as pessoas não forem inspiradores e inspiradas.

Por isso, a transparência na comunicação é muito importante. Seja coerente tanto em suas palavras quanto nas atitudes e comportamentos nas situações em geral dentro da empresa.

 

Saiba dividir os objetivos em metas menores

Concentre a atenção do pessoal em resolver um problema específico, um recorte de um problema ou objetivo maior. Assim as metas serão mais palpáveis e consequentemente mais motivadoras.

 

Crie oportunidades para experimentar novas ideias

O líder deve cultivar um ambiente onde a equipe possa enxergar e testar novas perspectivas. É bacana estabelecer uma cultura aberta ao “erro amigo”, onde o colaborador se sentirá seguro para compartilhar ideias e insights que podem contribuir e muito com a empresa. Mas, além disso, é importante recompensar essas ideias e destinar recursos para tirá-las do papel!

 

Dê feebacks

É fundamental que o colaborador conheça não apenas os pontos que precisam ser melhorados, mas também os pontos positivos do seu trabalho.

Estabelecer metas individuais e compartilhar os resultados dos projetos é uma maneira de aproximar gestor e equipe. Essa relação não deve ser baseada apenas em cobrança, sem nenhum suporte.

 

Fuja dos inimigos da gestão de equipes

Veja alguns deles:

– Alimentar ideias irrealistas.
– Utilizar uma comunicação ineficaz ou inapropriada (por exemplo: utilizar termos técnicos sem explicá-los para a equipe).
– Falta de sensibilidade para identificar as diferenças entre os colaboradores.
– Ignorar a vida pessoal de seus colaboradores.
– Assumir as obrigações delegadas a outra pessoa.
– Tentar se impor pelo poder.
– Não cultivar um ambiente que favoreça a troca de experiências.

 

Celebre cada conquista

Conseguiu alcançar uma meta? Que tal oferecer um prêmio para toda equipe, ou homenagear o destaque? Pode ser uma premiação financeira ou mesmo um happy hour depois do expediente – o importante é que cada objetivo alcançado tenha o seu devido reconhecimento.

Ao final de um ciclo de trabalho (pode ser mensal, anual, dependendo da dinamicidade do seu negócio) prepare uma apresentação visual destacando todos os objetivos alcançados. Deixe que a equipe saiba até onde chegaram, e quais são os planos para irem ainda mais longe!

 

A Redesign pode ajudar sua equipe a ser mais motivada!

 

Se a realidade do seu negócio parece pouco animadora e isso se reflete na motivação dos funcionários, nós somos a empresa de consultoria empresarial certa para ajudá-lo a mudar esse cenário!

Somos especialistas em transformar outras empresas, e aumentar o engajamento dos colaboradores através de palestras e workshops personalizados para as necessidades individuais de cada empreendimento.

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