Blog

Inovação e treinamento de pessoas: entrevista com Leonardo Ribeiro

Convidamos o gestor da Insect Bye, Leonardo, para bater um papo sobre inovação, treinamento de pessoas e sua experiência no mercado. Confira!

Por Redesign Consultoria
09/02/2018

Treinamento e desenvolvimento de pessoas é um dos segredos de organizações que desejam se manter atualizadas e mais competitivas no mercado. Mesmo que ainda hoje existam líderes e empreendedores que confundam certos mitos e verdades sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas, é um fato que o investimento no capital humano é algo muito significativo para o sucesso de qualquer empreendimento.

Quando uma empresa possui uma equipe engajada e atualizada, o relacionamento com clientes e fornecedores se torna algo muito positivo, e isso se converte em crescimento para a organização. Por esse motivo, sempre afirmamos que um dos principais segredos para fugir da estagnação e alavancar na frente da concorrência é justamente investir em pessoas!

Felizmente, exemplos de sucesso não faltam para comprovar essa teoria.

Para falar um pouco mais sobre a relação entre treinamento de pessoas e inovação, convidamos Leonardo Ribeiro*, gestor na empresa Insect Bye para compartilhar um pouco sobre sua experiência sobre esse assunto, e sua visão de negócios após a experiência com a Redesign Consultoria. Confira!

 

Entrevista com Leonardo Ribeiro

 

Redesign: Leonardo, muito obrigada por nos ceder seu tempo para termos essa conversa. Pra começar, gostaríamos que você descrevesse brevemente o seu negócio, e quais são os diferenciais dentro do seu nicho de mercado.
Leonardo: Boa tarde. A Insect Bye tem 2 áreas distintas de atuação: controle profissional de pragas (desinsetização) e limpeza e higienização de reservatórios de água potável (cisternas e caixas d’água). Contamos com uma estrutura própria de sede, veículos e equipamentos, somos certificados por todos os órgãos ambientais (INEA, ANVISA, IBAMA e Vigilância Sanitária do Município). Somos auditados e chancelados pela BAYER, que nos fornece os produtos mais modernos e seguros do mercado. Nos serviços de limpeza de caixa d’água, temos todos os equipamentos exigidos pelo Ministério do Trabalho, para trabalhos em altura e espaço confinado, assim como todos os nossos colaboradores são treinados para trabalhar nesses ambientes com segurança (NR33 e NR35).

 

Redesign: A Insect Bye é uma empresa que já possui mais de 20 anos, certo? O que você considera como essencial para manter um negócio que alcance bons resultados e se mantenha com um bom posicionamento por tanto tempo?
Leonardo: Cada empresa tem a sua fórmula para o sucesso, mas acho que a base é: investir continuamente em publicidade, organização e equipe!

 

Redesign: A área comercial certamente é uma das principais responsáveis pela saúde da empresa, e o atendimento ao cliente é uma peça chave para os bons resultados. Por isso, a Insect Bye é uma das empresas que investem em treinamentos e workshops voltados para esses setores tão importantes.Como você avaliaria o impacto dos treinamentos ministrados para a área comercial da sua empresa?
Leonardo: Procuramos ter 2 frentes de treinamento para a área comercial. A primeira é operacional, entender o comportamento dos insetos e todos os métodos para o seu controle. O segundo é técnico, para entender as necessidades dos clientes, contornar as objeções e efetivar as vendas para resolver o problema dos clientes.

 

Redesign: Qual é o segredo para manter uma equipe de vendas engajada?
Leonardo: Acho que o grande valor da Insect Bye é a honestidade, seja com os fornecedores, clientes e colaboradores. A nossa equipe vende a “verdade” sempre, acho que isso facilita. Uma boa estrutura de trabalho, treinamento e reconhecimento também ajudam.

 

Redesign: Pode nos descrever como foi sua experiência com a Redesign Consultoria?
Leonardo: Ótima! A Redesign nos apresentou um produto diferenciado, um treinamento totalmente direcionado para as nossas necessidades, e a equipe ficou muito satisfeita.

Redesign: Na sua opinião, qual é a relevância do treinamento e desenvolvimento de pessoas para empresas que já possuem mais tempo de mercado, como é o caso da Insect Bye?
Leonardo: É o único caminho para sobreviver e prosperar!

 

Redesign: Você acredita que, dentro de empresas mais tradicionais e com mais anos de mercado, há menos espaço para inovação? Podemos considerar uma cultura de inovação como um diferencial competitivo?
Leonardo: Sim, infelizmente! E sim, sem dúvida. Quanto mais diferenciais uma empresa tem frente aos concorrentes, melhor. A inovação precisa de muito tempo e investimento para se tornar uma cultura da empresa, mas com isso feito, o céu é o limite!

 

Redesign: Por último, gostaríamos de saber quais conselhos você daria para empresas que desejam atrair e captar mais clientes. Por onde começar?
Leonardo: Um bom planejamento em publicidade com foco no público-alvo, e uma equipe bem treinada, que saiba muito do que está vendendo, e que consiga entender as necessidades do cliente para oferecer uma solução que lhe traga satisfação!

 

 

* Leonardo Ribeiro – Embora tenha começado a trabalhar aos 16 anos, fundou a empresa Insect Bye aos 20 anos, junto com seu pai, em 1998. Depois disso, formou-se em Administração em 2007. E, durante os 20 anos de empresa, teve a oportunidade de passar por todas as funções (desde o operacional, até o comercial e gestão).

Quer conhecer um pouco mais sobre a Insect Bye? Visite o Facebook da empresa clicando aqui.

 

Insect Bye

 

A Redesign Consultoria também pode te ajudar a engajar sua equipe

 

Os programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas são fundamentais para criar um ambiente corporativo onde todos os colaboradores continuem a crescer e se desenvolver. Por isso, se sua empresa também deseja investir em seu principal capital (o capital humano), conte com a orientação de uma consultoria que possui experiência em alcançar os melhores resultados: a Redesign Consultoria!

Saiba mais sobre nossos treinamentos e workshops personalizados, que fogem totalmente da metodologia clássica dos manuais.Vamos ajudar sua empresa a gerar mais valor!

Compartilhar:

Facebook Twitter LinkedIn G+