Blog

Diagnóstico empresarial

Neste artigo discutimos a importância do diagnóstico empresarial e compartilhamos algumas dicas para fazê-lo de maneira eficaz. Confira!

Por Redesign Consultoria
02/12/2017

O diagnóstico empresarial é uma análise que gestores e consultores de empresas executam para traçar claramente quais são os pontos positivos e negativos do modelo de gestão de uma organização.

Diferentes metodologias podem ser usadas para se chegar a esse diagnóstico, mas seu objetivo principal é sempre o mesmo: ter um entendimento mais profundo da organização, possibilitando a resolução de problemas de maneira prática, e evitar desperdício de tempo com o que não for relevante.

Há algumas semanas publicamos em nosso blog uma entrevista com um gestor que superou diversos desafios em sua empresa a partir do momento em que entendeu a importância do diagnóstico aliado a ações para transformar o seu negócio (você pode ler a entrevista com Tiago Wakiyama na íntegra através deste link). Esse é apenas um dos muitos exemplos que comprovam a importância real do diagnóstico empresarial.

Diante dessa já justificada importância, que tal aprofundarmos um pouco mais esse tema? Continue lendo nosso artigo, e entenda melhor como o diagnóstico empresarial pode ser a ferramenta que fará a diferença também para o seu negócio.

 

“Conhece-te a ti mesmo”

 

conhece-te a ti mesmo

 

 

A busca pelo autoconhecimento é algo que motiva a vida de muitas pessoas. Afinal, esse é o tipo de conhecimento que contém a chave para extrair o melhor si. E por que com uma empresa isso seria diferente?

A célebre máxima grega “conhece-te a ti mesmo” é válida também para empresas. Isso porque toda empresa é um organismo vivo, em constante mudança, influenciada por estímulos internos e externos. Ela também pode mudar, evoluir, se transformar, assim como uma pessoa. Por isso, podemos afirmar que conhecer a fundo um negócio através do diagnóstico empresarial é a chave para extrair também o seu melhor.

 

diagnóstico empresarial é buscar conhecer a empresa

 

O que esperar de um bom diagnóstico empresarial

 

Caso ainda reste alguma dúvida sobre quais são os benefícios práticos que uma empresa pode esperar ao implementar essa metodologia no dia a dia, veja alguns deles:

 

Identificar as áreas da empresa de maior importância

Muitos gestores não se dão conta disso, mas toda empresa possui áreas mais importantes que merecem um olhar mais criterioso. Saber quais são elas é necessário para se criar estratégias e planos de ação prioritários e eficientes.

 

Comparação do desempenho do negócio

Através do diagnóstico, será possível comparar o desempenho atual da empresa com o desempenho esperado, por exemplo. Isso é importante para definir quais são os aspectos que necessitarão de mais atenção, possibilitando o início de ações mais assertivas.

 

Ter mais do que uma análise de desempenho geral

Será possível saber exatamente o que precisa ser feito e onde. Identificar exatamente onde estão os erros permitirá que sua empresa chegue em um novo patamar de gestão.

 

Descobrir o nível de maturidade da empresa

Significa dizer que esta é uma ferramenta importante para entender se a empresa se encontra madura o suficiente para buscar novos objetivos, evitando “dar um passo maior que a própria perna”.

 

O segredo para realizar um diagnóstico empresarial eficiente

 

Como dito anteriormente, existem diferentes metodologias para se gerar um diagnóstico para uma empresa. Para não errar na escolha, é preciso estar atento a um único aspecto: as ações.

O levantamento de informações é muito importante, sim, e fazer as perguntas certas é o primeiro passo para garantir que tudo dê certo. Essas perguntas devem ser respondidas com sinceridade, sempre baseando-se em evidências e registros. Mas, ainda assim, é preciso agir.

O que garante que um diagnóstico empresarial seja eficiente é a capacidade para coletar dados sobres pessoas, situações e processos, somado à análise destes dados, criação, implementação e monitoramento de ações de curto, médio e longo prazo.

É importante deixar isso claro, pois um dos principais erros que vemos serem cometidos por gestores é o desperdício de tempo com análises e planos que deixam de lado as ações (que acabam perdendo a validade). Muitas vezes isso faz com que surja o sentimento de que esse esforço não está levando a lugar algum, gerando desânimo e insatisfação. Esse é o momento em que é necessária uma mudança de postura.

 

A importância da consultoria empresarial nesse processo

 

Assim como no processo de autoconhecimento pessoal, uma empresa pode escolher buscar conhecer o seu negócio por conta própria ou com o auxílio de um guia: um consultor de empresas.

Contar com uma empresa de consultoria empresarial traz muitos benefícios para o processo do diagnóstico empresarial. Além da economia de tempo de toda a equipe interna que seria responsável pela confecção desse documento, uma consultoria está preparada para oferecer um olhar externo e especializado.

A consultoria de transformação que a Redesign oferece, além de todos os benefícios citados, traz também o diferencial de ajudar empresas a se reestruturarem, se reinventarem e inovarem dentro de seu mercado. Portanto, se você deseja saber como podemos ajudar sua empresa a traçar um diagnóstico assertivo aliado à ações inovadoras, entre em contato conosco!

Se você possui qualquer dúvida sobre o diagnóstico para empresas, envie sua dúvida pra gente!

Compartilhar:

Facebook Twitter LinkedIn G+