Blog

Cultura organizacional: um “play” na inovação

A cultura organizacional, muitas vezes, é um empecilho para a inovação dentro de uma empresa. Veja como superar isso dentro de um negócio.

Por Redesign Consultoria
11/11/2017

Todas as empresas, independente do tamanho e do segmento em que atuam, possuem uma cultura organizacional. Ela pode ser formalmente instituída ou não, porém, essa cultura existe e faz parte do dna da empresa.

Por definição, cultura organizacional é um sistema de valores que diferencia uma organização das demais, e que é também compartilhado por todos os seus membros. É um conceito bem simples de se compreender, não é? Porém, você já parou para pensar que a cultura organizacional da sua empresa pode estar sendo um verdadeiro empecilho à inovação, e consequentemente estar impedindo o seu crescimento?

Sabemos que cada empresa possui uma personalidade própria (pode ter uma cultura forte ou fraca, ser rígida ou flexível, ser conservadora ou inovadora, dentre outros exemplos); contudo, entender sua cultura e analisar quando é preciso mudar é fundamental para aumentar suas chances de sobrevivência no mercado. Quando uma empresa não é capaz de cultivar uma cultura organizacional forte e não consegue manter todos os funcionários engajados com ideias de valor, suas chances de sucesso são gravemente comprometidas.

Sendo assim, podemos afirmar que definir e compartilhar internamente uma cultura organizacional inovadora é uma ação de valor estratégico fundamental. É preciso fazer com que TODOS dentro da empresa se sintam parte de um objetivo maior, que estejam dispostos a fazer a empresa crescer, e crescer junto com ela. Quer saber como? Vamos discorrer um pouco mais sobre este tema.

 

O que fazer quando a cultura organizacional impede a inovação?

 

Empresas tornam-se estagnadas e perdem poder competitivo ao seguir padrões e regras de comportamento obsoletos, que não dão espaço para a criatividade e inovação nos negócios. Dentro desse modelo arcaico de gestão, os colaboradores não são estimulados a questionar ou sugerir mudanças por medo de críticas ou punições, e não há incentivo algum para o crescimento da pessoa e da empresa.

A maior parte das organizações adota essa cultura padronizada, e só notam a necessidade de transformação quando percebem que a empresa está ficando para trás e perdendo espaço no mercado. E, infelizmente, o que acontece com mais frequência é que elas só enxergam a necessidade de mudança quando a situação é crítica.

Uma cultura inovadora requer comprometimento e entusiasmo, e, diante de um cenário pouco animador, muitas vezes é necessário buscar a orientação de uma consultoria empresarial de transformação. Com uma ajuda externa, fica mais fácil criar um ambiente que incentive a proatividade e busca de soluções colaborativas para os desafios que surgirem no cotidiano da empresa, deixando assim a cultura organizacional conservadora para trás.

O ideal é não esperar chegar até o pior cenário possível antes de promover uma mudança de postura e valores internos. Porém, nunca é tarde para “mudar a cabeça” de um negócio.

 

play na inovação

 

Quando é hora certa para dar um “play” na transformação da empresa?

 

Os motivos para começar a estimular uma cultura organizacional de inovação podem ser internos ou externos. É preciso estar atento para o momento certo em que eles começam a se impor em relação à cultura já existente, evitando consequências mais graves. Veja alguns exemplos:

 

– Mudanças de comportamento dos consumidores;
– Falta de motivação dos funcionários;
– Impacto de ações dos concorrentes;
– Mudanças tecnológicas;
– Crises ou transformações econômicas;
– Dentre outros.

 

A melhor maneira de acompanhar ou até mesmo prever essas mudanças de cenário é através de um plano de inteligência competitiva, ou um bom planejamento empresarial, ambos voltados para ações imediatas. Se você quer entender um pouco mais sobre estes dois métodos de planejamento, veja os artigos que tratam sobre estes temas em nosso blog.

Porém, de volta ao tema da cultura organizacional, para que todas as mudanças de valores da empresa sejam absorvidas com êxito, é preciso que todos os elementos participem ativamente. Os elementos são: os processos, a estrutura da empresa e, principalmente, as pessoas. Tudo o que uma empresa precisa para se transformar já existe potencialmente dentro dela mesma – basta buscar por um agente catalisador para essa mudança.

 

super mario

 

3 dicas para fazer a mudança na cultura da organização dar certo

 

1 – Invista nas pessoas

A cultura organizacional deve estar presente no dia a dia de todos os setores da empresa. Portanto, se seu negócio busca uma cultura de inovação, invista primeiramente no que mais importa: o capital humano. Busque por palestras e workshops que comuniquem a nova postura da empresa, motivem e estimulem a criatividade para gerar valor.

Conheça os principais mitos e verdades sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas.

 

2 – Transmita a nova cultura

É importante deixar claro quais são as ideias e os valores que fazem parte da nova cultura de inovação da empresa, pois assim evita-se que qualquer funcionário transmita comportamentos incompatíveis com o que a empresa deseja transmitir. Para isso, a comunicação interna é fundamental. Veja algumas ações que podem ajudar a reforçar os novos valores no negócio:

– Informativos nos murais
– Banners na recepção
– Ações durante a integração de novos funcionários
– Encontros periódicos

 

3 – Cultive um ambiente que estimule a criatividade

Este é um exercício diário: criar um ambiente corporativo atualizado, que não seja punitivo, que dê espaço para novas ideias e troca de experiências, e que esteja alinhado com o que a empresa acredita. A partir do momento em que a cultura de inovação é disseminada, ela deve ser aplicável a todos para que realmente “vistam a camisa” do negócio.

 

A Redesign é a consultoria certa para ajudar sua empresa a inovar

 

Nós sabemos que mudar uma cultura enraizada dentro de uma empresa não é uma tarefa simples. Quando uma empresa funciona já há muito tempo utilizando sistemas tradicionais e pouco flexíveis, essa tarefa pode parecer complexa, mas não é impossível para uma consultoria especializada em transformação! Por isso, conte com a Redesign Consultoria.

Se você chegou até aqui é porque também acredita que a cultura organizacional de inovação é o segredo de empresas que se mantém atualizadas e competitivas. Por isso, se você possui dúvidas ou deseja que ajudemos a transformar o seu negócio, envie uma mensagem agora mesmo.

Compartilhar:

Facebook Twitter LinkedIn G+