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O que você precisa para melhorar a comunicação interna da empresa

Saiba como melhorar a comunicação interna na sua empresa e ter uma equipe mais engajada com apenas 5 dicas úteis!

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
30/03/2018

Saber como melhorar a comunicação interna nas organizações é um desafio cada vez mais atual. Afinal, ela é responsável por ajudar a evitar erros e manter um bom clima entre os funcionários da empresa.

Isso porque ouvir e ser ouvido é um fator muito importante para qualquer relação humana, seja ela pessoal ou profissional.
Mas a vida em sociedade nos mostra que nem sempre essa é uma tarefa simples.

No caso das empresas, o diálogo interno é o principal método para aumentar o engajamento entre os colaboradores. No momento em que essa comunicação é falha, as consequências comprometem demais a produtividade e resultados alcançados.

Por isso, saber comunicar-se e transmitir as informações pertinentes no momento certo deve ser uma preocupação de todo e qualquer líder.

A questão é: como melhorar a comunicação e o engajamento HOJE?

 

>> Leia também: Gestão de equipes: como liderar uma equipe que veste a camisa

 

Se você considera a comunicação interna um problema na sua organização, saiba que não está sozinho.

Em uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, mais da metade dos funcionários de empresas brasileiras disseram estar insatisfeitos com a comunicação interna da companhia. Entre 78% e 80% dos participantes da pesquisa alegaram ser mal informados sobre as ações tomadas pela empresa.

Diante desses dados, fica fácil imaginar o tamanho do impacto no engajamento interno causado SOMENTE por uma comunicação ineficaz!

Para ser mais claro, vale citar também que no estudo “Tendências Mundiais para o Capital Humano” (“Global Human Capital Trends”) organizado também pela Deloitte, destaca-se que apenas 13% dos colaboradores estão realmente engajados.

Imagine como esse número poderia ser maior se pelo menos a maioria das empresas adotassem medidas mais assertivas para motivar e informar corretamente os funcionários!

Como mudar isso? Bom, comecemos por melhorar a comunicação interna nas organizações.

 

Afinal, qual é o objetivo da comunicação interna?

 

Motivar e engajar o público interno são apenas consequências da comunicação interna. Seus objetivos são, na realidade, muito mais específicos e imediatos. Por exemplo:

a) A comunicação interna serve para manter TODOS os colaboradores cientes dos acontecimentos relativos à empresa.
b) Ela serve para gerenciar e disseminar o conhecimento necessário para tomada de decisões.
c) Ela é fundamental para alinhar o propósito empresarial com a missão, visão e valores da empresa, sendo assim uma importante ferramenta para a criação de uma identidade organizacional bem definida.
d) E ela também é útil para dar os créditos aos colaboradores que fizeram um bom trabalho, permitindo celebrar cada conquista.

Portanto, é hora de parar de negligenciar a comunicação interna da sua empresa. Veja como melhorá-la a seguir:

 

comunicação interna

 

5 dicas para melhorar a comunicação interna nas organizações

 

1) Comece a usar a tecnologia a seu favor

Ainda que muitos gestores se sintam receosos em institucionalizar o uso das redes sociais, ou mesmo aplicativos ou programas de comunicação instantânea (como Skype, Hangouts, WhatsApp e tantos outros), há de se admitir que incorporar esse tipo de tecnologia à rotina torna a comunicação muito mais fácil, acessível e efetiva.

É claro: essas tecnologias devem ser usadas com moderação. Contudo, vale a pena testar o impacto que esse tipo de mudança trará para o seu negócio em específico.

É possível também adotar o uso de um servidor interno de comunicação para a empresa, caso ainda não possuam um.

O importante é permitir que a tecnologia ajude nesse processo, tendo em mente que comunicação interna é mais do que um informativo periódico impresso e colado no mural.

 

2) Não acredite que todos lerão o e-mail informativo ou mural de notícias

Sabemos que o dia a dia de todos está cada vez mais corrido. Por isso, não acredite que a informação enviada por e-mail ou que foi pendurada no quadro de notícias da cozinha será recebida por todos.

O segredo para evitar esse tipo de situação NÃO é repetir a informação à exaustão através de diferentes canais. Pelo contrário: escolha o canal ou meio certo, o tempo adequado de duração para disseminação da informação, e estimule a interação dos colaboradores para ter certeza que receberam esses dados.

As pessoas gostam de conversar e trocar ideais, portanto, incentive também a comunicação verbal dentro da empresa.

 

3) Lembre-se que comunicar é mais do que informar

Não adianta enviar diversos e-mails para todos os funcionários apenas comunicando ações da empresa se eles não podem participar, se envolver, ou ao menos opinar e conversar sobre o assunto.

 

4) Permita que a comunicação interna tenha duas vias

Ou seja: o gestor tanto fala aos colaboradores quanto ouve o que eles têm a dizer.

Essa é uma dica essencial não apenas para a comunicação interna nas organizações, mas também para o momento de dar feedbacks, e para construir um ambiente organizacional que incentive a inovação.

Ouvir e compreender seus colaboradores (quem são eles, quais são suas demandas, seus sonhos, suas dores, e saber quais são as informações necessárias para que tomem decisões) ajuda a fomentar o sentimento de pertencimento e propósito corporativo.

Ou seja, o segredo é a empatia – sempre!

 

>> Leia também: Como dar um feedback eficiente? Com empatia!

 

5) Aprenda a identificar e eliminar os ruídos da comunicação

Um ruído na comunicação pode ser explicado de maneira bem simples: uma pessoa diz uma coisa, a outra entende algo diferente, e depois repassa essa informação distorcida para outra pessoa.

Embora faça parte de nossas vidas, esse fenômeno é responsável por gerar desentendimentos e fofocas, e por isso é um perigoso inimigo do bom clima organizacional.

Uma maneira de evitar esse tipo de problema é comunicando-se clara e diretamente com as pessoas de interesse, buscando maneiras de identificar se todos compreenderam a informação corretamente.

Caso perceba que houve algum ruído, apresse-se para corrigir e resolver qualquer mal entendido!

 

Comunicação interna e engajamento podem transformar sua empresa!

Possuir os canais efetivos para comunicação favorece a colaboração interna de forma fácil e menos hierarquizada. Assim, o ambiente de trabalho se transforma!

O diálogo entre os colaboradores é fundamental para criar esse ambiente de trabalho mais dinâmico e horizontal, estimulando o engajamento e permitindo que a empresa seja mais inovadora. Por isso, gestor, nunca deixe de valorizar esse aspecto.

Mas, se você possui dúvidas sobre como melhorar a comunicação interna ou o engajamento dos funcionários, não perca tempo e envie uma mensagem para a Redesign Consultoria! Nossa equipe está preparada para sanar todas as suas dúvidas.