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5 dicas para levar uma palestra de vendas inspiradora para sua empresa

Neste artigo você aprenderá como escolher uma palestra de vendas inspiradora, que seja capaz de dar o gás que faltava à sua equipe!

Por Ana Souza - Redesign Consultoria
06/03/2018

A equipe de vendas é a “ponta da lança” de uma empresa, portanto, precisa estar sempre “afiada”. Para isso existem ferramentas como treinamentos, workshops ou palestras de vendas, que ajudam a manter o bom desempenho desse setor.

Embora o setor de vendas não seja (ou pelo menos não deva ser) um setor isolado dentro da empresa, quando as coisas não vão bem, todos os outros setores sentem esse impacto.

Em termos simples: se a área de vendas não funciona, a empresa quebra.

É por isso que o setor de vendas merece tanta atenção por parte dos gestores.

E, como sabemos, nem sempre tudo são flores…

A desmotivação e falta de engajamento são desafios comuns, infelizmente. Quando muito recorrentes ou duradouros, são fatais para o desempenho da empresa como um todo.

Então, você se pergunta: uma simples palestra de vendas pode resolver esse problema tão grave?

Se você é responsável pelo desempenho dessa área, é possível que já tenha experimentado buscar por outras palestras antes. Se você é um líder, talvez você mesmo tenha tentado dar uma delas, mas o fato é que você já sabe que não é qualquer palestra de vendas que irá salvar a sua equipe da falta de motivação diante de resultados pouco animadores.

O segredo para que essa palestra de vendas dê certo é a INSPIRAÇÃO.

Uma palestra deve buscar inspirar, trocar experiências, orientar e desafiar seus ouvintes. E essa não é uma tarefa simples.

Portanto, se você deseja escolher o palestrante ou empresa certa para dar essa injeção de ânimo na equipe de vendas, fique ligado nas dicas abaixo.

Mas, antes disso, veja se consegue responder às seguintes perguntas:

 

Uma palestra de vendas é útil APENAS para os vendedores?

 

Bom, sua resposta está correta se disse NÃO.

Alguns líderes e gestores não percebem que, geralmente, os problemas do setor de vendas não se restringem apenas à equipe de vendas.

Por exemplo: podem haver gaps nos processos de outros setores que afetem o desempenho das vendas, ou pode ser que os leads que o setor de marketing entrega não sejam qualificados para se tornarem bons prospects, dentre muitos outros exemplos.

Daí podemos perceber que uma palestra de vendas não serve apenas para os vendedores, e sim para todos os outros colaboradores do negócio.

Já no caso do workshop de vendas, que seria um treinamento mais focado para as atividades diárias dos vendedores, o caso é diferente. O ideal é que esse treinamento seja dado especificamente à equipe depois da palestra, para trabalhar mais aprofundadamente determinadas competências.

 

>> Veja alguns mitos e verdades sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas.

 

palestra de vendas motivadora

 

Por que buscar INSPIRAÇÃO em uma palestra para vendedores?

 

A inspiração faz toda a diferença em qualquer palestra! E por que buscar isso? É simples:

 

“Queremos que pessoas sejam inspiradas para se tornarem pessoas inspiradoras.”

 

Bons palestrantes conseguem envolver seu público a ponto dele sair da palestra com vontade de crescer, aprender e fazer mais pela própria empresa. E esse sentimento deve ser disseminado entre todos os setores!
Uma palestra inspiradora traz a necessidade de agir diferente, de quebrar paradigmas, reinventar a rotina e enxergar novas possibilidades.

E é justamente esse o foco ideal de qualquer palestra: plantar uma semente de inovação em cada um dos ouvintes!

Isso tudo unido ao conhecimento específico sobre a área, que precisa estar sempre atualizada. No nosso caso, a área de vendas.

Essa carga de adrenalina e entusiasmo presente nesse tipo de evento corporativo pode ser muito bem aproveitada pela empresa, por isso, siga as próximas dicas para não errar na escolha do palestrante de vendas.

 

5 dicas para encontrar o palestrante de vendas ideal

 

1- Entenda se sua empresa precisa de uma palestra motivacional ou de um workshop de vendas

É possível que você encontre um profissional ou empresa que seja capaz de oferecer os dois, é verdade, mas o que queremos transmitir com essa dica é que você deve conhecer exatamente qual é a necessidade da sua empresa atualmente.

A equipe precisa de um programa de desenvolvimento de competências mais específico para a área de vendas? Esse programa deveria ser mais duradouro (de repente algo em torno de 4, 8, 16 ou 32 horas)? Então, busque por um palestrante com experiência no setor de vendas para dar um workshop.

Ou, será que sua empresa precisa estar mais engajada com os objetivos corporativos? Precisa de uma palestra de alto impacto para escapar da estagnação e começar a aplicar uma abordagem mais criativa sobre os problemas do dia a dia? Então, busque por um palestrante motivacional.

E mesmo que você precise unir as duas abordagens, é preciso deixar isso muito bem definido.

 

2- Fuja de treinamentos prontos e metodologias engessadas

O que vemos muito por aí são palestras que seguem a mesma “receita de bolo”, repetindo sempre mais do mesmo… E isso não dá resultado.

O ideal é que o palestrante ofereça uma palestra ou treinamento customizado para as necessidades de sua equipe.

Quando o palestrante se compromete em fazer uma palestra de vendas personalizada, significa que ele vai ter que mergulhar no seu negócio, conhecer seus problemas e abordar todas as necessidades levantadas com essa pesquisa durante esse bate-papo durante o evento.

A customização de conteúdo promove mais aceitação dos ouvintes, e consequentemente ainda mais resultados. Portanto, este é um ponto muito importante.

 

palestra de vendas - pense grande

 

3- Busque por recomendações

Peça recomendações para outros gestores (mesmo que não sejam da mesma área que você), e pergunte sobre suas experiências com palestras de vendas (tanto sobre o desempenho do palestrante quanto sobre os resultados alcançados após a palestra).

Além disso, colha informações sobre a empresa que oferece o serviço e/ou palestrante nas redes sociais. Busque por fotos, vídeos e depoimentos antes de entrar em contato.

 

4- Marque uma reunião para conhecer o palestrante, ou assista uma palestra dele

Caso você não encontre vídeos de suas palestras, é bom conhecer o palestrante pessoalmente para que ele possa apresentar sua proposta.

Um bom palestrante possui algumas características que o tornam capaz de captar a atenção da plateia. Então, fique atento para encontrar esses traços de personalidade:

– Senso de humor
– Pontualidade
– Autenticidade na abordagem
– Organização
– Experiência com palestras
– Experiência na área de vendas ou gestão de pessoas
– Boa desenvoltura e talento para falar

 

5- Não utilize apenas o preço como critério para tomar sua decisão

A pesquisa de preços é importante, mas não opte pela opção mais barata de cara, baseado apenas nesse aspecto.

Leve em consideração todas as outras dicas anteriores para não comprometer a qualidade da palestra de vendas, e não desperdiçar recursos e o tempo de todos os colaboradores participantes.

 

Para concluir…

Lembre-se: um palestrante experiente está preparado para causar um impacto no comportamento da equipe através do seu discurso.

Além disso, ele carrega uma bagagem de experiências de outras empresas e profissionais que pode compartilhar com todos, tornando a experiência da palestra de vendas o mais enriquecedora possível.

Por isso, não abra mão de um serviço profissional.

Nunca é cedo ou tarde demais para investir em palestras e workshops para vender mais e ser melhor, sempre!

Muitas vezes uma hora de palestra garante mais resultado do que uma semana ou mesmo um mês inteiro de cobranças e feedbacks de gestores (não por incompetência dos mesmos, mas sim porque o ambiente de uma palestra realmente é mais propício para que ocorra esse impacto que gere mudança).

Sendo assim, faça a melhor escolha pela sua empresa e pelo seu capital mais importante: o capital humano.

 

Ainda possui dúvidas sobre esse assunto? Então, envie uma mensagem para a Redesing Consultoria de Transformação e pergunte como podemos ajudar a inspirar sua equipe de vendas.